• Como um vídeo se torna viral em social media?
Como um vídeo se torna viral em social media?
O marketing digital tem crescido e as expectativas do setor são de que os investimentos realizados pelas empresas dobrem até 2020. São várias as estratégias que esse meio oferece e uma delas, que tem mostrado uma capacidade grande de engajamento, é a viralização de vídeos.
O próprio Facebook já admitiu que alterações em seus algoritmos tendem a beneficiar o conteúdo em vídeo, pois seu dinamismo ao transmitir informação atrai as pessoas mais do que textos e imagens. Por viralização, entende-se o potencial que um determinado conteúdo possui de ser compartilhado por diversas pessoas e tornar-se popular na rede. É um objetivo a ser atingido por qualquer empresa. Estar na boca das pessoas é fortalecer a marca.
Confira a seguir alguns aspectos que devem ser considerados para quem deseja implementar essa estratégia:
Criação de roteiros
É claro que boa parte dos vídeos que viralizam na rede registra fatos espontâneos, não planejados. No entanto, as marcas que desejam criar vídeos com potencial de compartilhamentos não podem “forçar” algo artificial, pois não atingirão o efeito desejado. Nesses casos, o melhor a ser feito é criar mesmo um roteiro, organizado e detalhado, com informações que sejam relevantes e atraiam a curiosidade do público. É preciso pensar em cenários, personagens, situações e textos, nos mínimos detalhes.
Contextos relevantes
O protagonista de qualquer mensagem publicitária, o que inclui os vídeos das redes sociais, deve ser o produto ou a marca anunciados. Eles devem ter o foco. Contudo, criar um vídeo apenas enaltecendo a marca não vai ser eficiente. Quando uma empresa fala de si mesma, não há muito interesse por parte das pessoas. Para atrair os usuários e tornar possível a viralização, é preciso incluir esse protagonista em determinados contextos, especialmente aqueles em que a marca seja especialista no assunto. Isso demonstra credibilidade e tende a fidelizar o público.
Estilo próprio
Além de definir um conteúdo que seja relevante ao público, tendo a marca como protagonista, é importante que o estilo das publicações seja único e represente a “personalidade” da marca. Dependendo do contexto e do público-alvo, os vídeos podem ter uma caráter mais humorístico, de suspense, de tranquilidade, enfim, devem espertar diferentes emoções, na dose certa. Para descobrir essa dosagem, é importante entender o que o público espera, conhecendo-o a fundo.
Técnica apropriada
Como se trata de um modelo de comunicação empresarial, a qualidade técnica dos vídeos também é um fator que melhora a imagem da marca e sua confiabilidade, mesmo nas redes sociais. Preocupações com áudio, iluminação, edição e definição de imagem fazem toda a diferença e atraem mais a atenção dos usuários. Um trabalho com aspecto amador feito para uma empresa tem menor chance de viralização.