Produção de Conteúdo: como fazer? – Parte 1

Produção de Conteúdo: como fazer? – Parte 1

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A relevância se tornou uma das mais importantes palavras-chave da comunicação na atualidade. Mais do que divulgar um produto, uma marca, uma promoção ou um evento, as empresas precisam investir em conteúdo de qualidade para conquistar seu público. Como a competitividade é acirrada na maior parte dos ramos de atuação corporativa, é preciso que esses conteúdos sejam de qualidade diferenciada para impactar os indivíduos certos no momento certo.

Apesar de ser uma estratégia de longo prazo, os primeiros efeitos de um bom marketing de conteúdo podem ser sentidos mais depressa, em termos de engajamentos e conversões. Para alcançar esses objetivos, confira algumas tendências da atualidade para ser bem-sucedido nessa atividade:

Inteligência Artificial

A tecnologia parece mesmo andar de mãos dadas com o marketing e, com a produção de conteúdo, não é diferente. Para levantar temas relevantes, é importante colher dados do público, conhecendo seus interesses e necessidades. As buscas no Google, por exemplo, podem oferecer bons insights, analisando os públicos-alvo específicos. Além disso, há ferramentas que permitem que os conteúdos produzidos impactem a audiência selecionada no momento mais oportuno, propiciando mais conversões.

Automação

Por falar em tecnologia, a automação, que tem modificado praticamente qualquer setor da economia, também tem marcado presença na criação de conteúdos. Por meio dela, fica mais fácil levantar dados sobre o comportamento do consumidor e avaliar as métricas de campanha, seja via e-mail, acessos nos sites, desempenho nas redes sociais, entre outros.

Parcerias

Uma das maiores vantagens da produção de conteúdo é a possibilidade de realizar parcerias com empresas, portais ou pessoas relacionadas por uma temática em comum. Esse tipo de estratégia fortalece ambas as partes e aumenta o alcance do conteúdo. Vale a pena pesquisar, dentro da área de atuação, se há alguém que pode ajudar a produzir ou divulgar o conteúdo.

Razão e emoção

As pesquisas de marketing, por mais vantajosas que sejam, revelam a frieza dos números, mas nem sempre demonstram a emoção e as sensações do público. Por isso, é importante que o produtor do conteúdo, além de pesquisar informações interessantes, também tenha a sensibilidade para impactar as pessoas pela emoção, dentro das expectativas do público. Conteúdos frios não surtem o mesmo efeito de uma produção mais humanizada.

Planejamento relativo

Em se tratando de marketing de conteúdo, os profissionais da área geralmente produzem calendários com temáticas específicas para determinados dias. É claro que esse planejamento é vantajoso, pois organiza a vida dos profissionais. No entanto, é importante manter a flexibilidade, pois acontecimentos pontuais e alterações no setor podem sugerir alterações nas temáticas, que causam maiores impactos. Por isso, é importante ficar atento ao que acontece no ramo.

Paciência

Como citado no início do texto, o trabalho de produção de conteúdo é uma estratégia de longo prazo e, por isso, requer paciência. Conteúdo relevante confere autoridade às empresas em determinados assuntos, o que tende a atrair e a fidelizar clientes. Isso melhora o posicionamento dos sites e da própria marca como um todo, que é vista com mais credibilidade e confiança.

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