• Descubra como investir em Adwords e Facebook Ads – Iniciantes
Descubra como investir em Adwords e Facebook Ads – Iniciantes
Está começando uma nova empresa e está agora no processo de traçar a estratégia certa para fazê-la decolar? Muito bom, mas esperamos que dentro desta estratégia tenha espaço para a internet, plataforma essencial para vencer no mercado – em qualquer segmento – no mundo de hoje. Então se você ainda não sabe como fazer para investir em mídias digitais como o Google Adwords, o Facebook e outros, vamos mostrar aqui como começar.
Google Adwords para iniciantes
O Adwords é o serviço de publicidade paga do Google, aqui as empresas oferecem determinado valor por palavras-chave para que elas possam ser exibidas nas seções “anúncios” na parte superior dos resultados de pesquisa, sendo que só há pagamento por essa publicidade caso o usuário clique no link, sendo chamada de “Pay Per Click” ou PPC.
É praticamente impossível ter sucesso no Adwords sem o suporte de um profissional gabaritado, com o risco de investir muito e faturar pouco. Mas é possível começar devagar:
- A primeira lição é escolher suas palavras-chave com cuidado e estudo prévio para ter certeza de que está selecionando as palavras corretas para o seu anúncio exibir e potencializar as chances de obter um clique e uma possível conversão;
- Utilize palavras-chave dentro do texto do seu anúncio, pois essas serão exibidas em negrito nos resultados de pesquisa para gerar destaque, o que significa que elas devem ser boas e conter informação importante para os resultados no Google;
- Use palavras-chave negativas. O Google Adwords tem uma função para excluir determinadas palavras-chave. Como exemplo, caso seu site venda sapatos de grife que são mais caros, palavras desnecessárias podem ser excluídas como “menor preço” e “barato”, para diminuir as chances de o perfil errado clicar no site e gastar seu investimento de forma desnecessária;
- Se o seu negócio for local, é fundamental segmentar seu anúncio para aqueles usuários que estiverem nas suas proximidades, de nada adianta anunciar para o povo de Fortaleza se você vende para a população do Rio de Janeiro;
- Escolha uma página de destino relevante para os seus cliques, afinal, de que adianta mandar seu cliente para uma página com informações faltando? O Adwords busca conseguir o clique, a conversão fica por sua conta.
Facebook Ads para iniciantes
A ferramenta publicitária da maior rede social do planeta, o Facebook Ads pode trazer excelentes resultados para sua empresa, especialmente aquelas que começaram agora.
Assim como ocorre com o Adwords, conhecimento para trabalhar com o Ads é primordial para conseguir resultados promissores:
- O Facebook Audience Insights, mais conhecido como Facebook Ads, é uma das melhores ferramentas à sua disposição, pois permite aprender mais sobre seu público-alvo antes de arriscar seu orçamento ou segmentá-lo, já que a ferramenta mostra dados configurados pelo próprio Facebook e mostrando quem é seu público-alvo para investir;
- Com o Facebook Ads você pode criar dois anúncios diferentes e entregá-los a dois públicos-alvo, também pode fazer um só e entregar para mais de um público-alvo, garantindo com essas opções melhor segmentação;
- Use imagens chamativas para atrair atenção ao seu anúncio. Lembre-se sempre de que existem métricas para seguir no Facebook, como menos de 20% de palavras nas imagens para não prejudicar sua estratégia;
- É muito bom pôr nos anúncios uma página de destino ao invés de apenas o link do seu site, levando ao cliente a informação que ele busca diretamente e ainda divulgando um produto, uma promoção, entre outros;
- Por fim, é essencial definir um orçamento para suas campanhas. Do contrário, irá gastar mais do que pensava e ter retorno menor. Nada deve ser feito sem planejamento adequado e o Facebook auxilia nisso ao permitir que você use o que é conhecido como CPM otimizado, uma ferramenta que dá ao Facebook permissão para definir os lugares aos quais seus anúncios irão surgir com base nas restrições e objetivos que você fornece.
As duas ferramentas, Adwords e Ads, são desafiadoras, mas gratificantes quando aplicadas corretamente em termos financeiros. Ambas as plataformas reúnem mais informações para iniciar o processo, mas, sempre lembrando, para realmente atingir o ápice do retorno, o ideal é ter um ou mais profissionais de Links Patrocinados e Facebook Ads com você e sua empresa.