• Conheça as marcas brasileiras mais bem-sucedidas no Facebook
Conheça as marcas brasileiras mais bem-sucedidas no Facebook
Já se tornou lugar comum a informação de que as marcas se utilizam de redes sociais para se promoverem. Também já é bastante conhecido o fato de que o Facebook é a rede social mais popular do mundo e também do Brasil. Nosso país, inclusive, ocupa a terceira posição em quantidade de usuários, atrás apenas de Estados Unidos e índia, com aproximadamente 100 milhões de usuários. Esse tanto de gente que pode ser impactado com diversos conteúdos tem levado cada vez mais empresas, de todos os portes e segmentos, a marcar presença nesse território, cujo poder de viralização “dita as regras” de comportamento das pessoas na internet.
A eficácia dessa estratégia de marketing fez com que a rede Snack; uma rede brasileira que cria e distribui conteúdo original multiplataforma (YouTube, Facebook, Snapchat, SVODs); realizasse uma pesquisa com páginas brasileiras no Facebook para identificar quais tiveram mais “curtidas” e visualizações de vídeos durante o mês de abril deste ano. A pesquisa foi realizada pela Snack Intelligence, a área responsável por pesquisas e análises mercadológicas do mercado audiovisual nas plataformas trabalhadas pela rede Snack.
Confira o ranking:
Resultados
O ranking não poderia ser mais heterogêneo, o que prova que os brasileiros não têm um assunto preferido quando acessam conteúdo nas redes sociais. 54% dos usuários brasileiros são do sexo feminino, o que talvez explique a primeira posição da “Bolsa de Mulher”, página voltada a beleza, moda, dieta e entretenimento feminino de forma geral. A página “Quebrando o Tabu”, por outro lado, divulga notícias e artigos com forte engajamento político e social.
Outro aspecto que merece destaque no ranqueamento é a presença de canais, como Esporte Interativo, Multishow e RedeTV!, o que demonstra que essas empresas sabem como conduzir seus espectadores a outros meios onde possam continuar a acessar conteúdos que lhe sejam relevantes.
O que essas marcas têm em comum?
A temática diversificada revela que o assunto propriamente dito não é a resposta para tantos engajamentos com o público. As páginas, no entanto, têm uma característica-chave para descobrir o motivo de seu sucesso: produção contínua de conteúdo. Muitas dessas páginas TOP 10 registram mais de 300 publicações em vídeo por mês, produtividade considerada alta em um espaço de tempo relativamente curto. Esse dado comprova que o usuário brasileiro é ávido por novidades. Não basta simplesmente estar na rede, é preciso produzir conteúdo de qualidade com frequência e, nesse contexto, os vídeos têm adquirido bastante destaque.