• Conheça erros a serem evitados em e-commerce
Conheça erros a serem evitados em e-commerce
Antes de colocar um e-commerce no ar, geralmente nos preocupamos com as imagens dos produtos, as descrições bem completas, além de um site funcional e de fácil navegabilidade. É claro que todas essas características são importantes, porém, há outros fatores de e-commerce que precisam ser pensados com cuidado. Negligenciar esses pontos, especialmente referentes à logística do negócio, pode provocar uma verdadeira avalanche de problemas que tendem a comprometer o desempenho e a imagem da empresa. Confira algumas dessas etapas que merecem atenção:
Transporte
De nada adiante ter um público ativo e produtos incríveis se não houver uma negociação interessante com os fornecedores de transporte de mercadorias. Esse aspecto da logística precisa ser decidido com muito cuidado, pois a vontade de oferecer fretes a preços baixos, ou até mesmo gratuitos, pode comprometer a saúde financeira do negócio.
O valor do frete pode ser correspondente a uma parte considerável do preço da mercadoria. Por isso, é muito importante tentar chegar a um valor que seja atraente para o consumidor, mas também que não comprometa as finanças do e-commerce. Além disso, é necessário incluir também nessa negociação as possibilidades de reenvios e devoluções – a logística reversa.
Atendimento
O atendimento ao cliente também pode não receber o seu devido valor em e-commerce, já que não há vendedores, como numa loja física. Contudo, é importante ressaltar que o atendimento virtual é igualmente importante. Se a quantidade de clientes aumenta, vai aumentar, em consequência, a quantidade de dúvidas sobre as mercadorias. Por isso, é preciso que haja funcionários com total conhecimento sobre os produtos, que estejam disponíveis nos canais de comunicação utilizados para tirar essas dúvidas.
Quando as empresas não possuem um time suficiente de funcionários para dar conta do crescimento na demanda de produtos e de questionamentos sobre esses itens, a sua imagem pode ficar desgastada. Para evitar problemas de relacionamento, que podem prejudicar o desempenho do e-commerce, é essencial contar com uma equipe de atendimento com funcionários suficientes, qualificados e bem treinados. Assim, fica mais fácil oferecer uma experiência positiva ao cliente e fazer os negócios evoluírem.
Gerenciamento de produtos e fornecedores
Um dos piores problemas que podem ocorrer é um e-commerce perder um cliente porque o produto que ele deseja não está disponível. Para evitar que isso aconteça, é preciso conhecer a fundo o mercado e o público do e-commerce, de modo que seja possível projetar a demanda para os itens em comercialização. Esse pensamento estratégico evita que os produtos estejam em falta ou que fiquem acumulados em estoque.
Gerenciar um e-commerce é um desafio diário, que exige monitoramento constante do desempenho dos negócios. É preciso estar atento a cada peça que compõe a engrenagem do e-commerce, pois, se houver problema em uma delas, todo o sistema pode ser comprometido. É necessário estar pronto para crescer e para resolver problemas que possam surgir. Por isso, é fundamental estar sempre em busca de conhecimento para alavancar os negócios.