• Conheça o Machine Learning e o Deep Learning
Conheça o Machine Learning e o Deep Learning
Qualquer empresa séria levanta dados sobre si mesma, sobre seus desempenhos, sobre seus clientes e sobre sua concorrência antes de elaborar estratégias de qualquer tipo (marketing, logística, comunicação, financeira etc). Nunca houve tantos dados circulando pelo mundo como agora, especialmente com os avanços no meio digital, em que basicamente tudo aquilo que fazemos está sendo monitorando por alguém em algum lugar. À primeira vista, esse volume grande de informações parece vantajoso, porém, é preciso lembrar que dados por si só não significam nada. Eles precisam ser transformados em informações, e isso requer um poder de análise interpretativa considerável.
Nesse aspecto, surgem duas ferramentas da Inteligência Artificial que podem ser bastante úteis: o Machine Learning e o Deep Learning. São técnicas de análise automática de dados, já utilizadas como por exemplo em carros que se movem sem motoristas ou na recomendação de conteúdo dos serviços de streaming.
Machine Learning
Machine Learning (do Inglês, “aprendizagem da máquina”), se refere a um amplo conjunto de algoritmos e metodologias que permitem que os softwares melhorem seu desempenho a partir dos dados obtidos. A ferramenta, ao analisar os dados, identifica padrões e, a partir deles, realiza previsões com base nas tendências observadas.
Deep Learning
Deep Learning (do Inglês, “aprendizagem profunda”), é uma técnica que facilita o Machine Learning, promovendo a integração de todas as tecnologias utilizadas. Um exemplo prático desse tipo de inteligência artificial é a análise de imagens, como na identificação automática de tumores em ressonâncias magnéticas.
Como essas ferramentas podem ser benéficas para negócios?
Ter noções sobre o futuro
O Machine Learning e o Deep Learning possibilitam a análise de elementos complexos e seus algoritmos permitem, através da referida identificação de padrões, projetar tendências futuras de maneira bastante assertiva e em altíssima velocidade. Em termos práticos, isso significa que é possível prever a demanda de determinado produto no próximo semestre ou se o próximo lançamento será um sucesso, tudo com base na análise do histórico de vendas, dentre outras variáveis.
Otimização de desempenho
Como é possível perceber, essas duas tecnologias de alta performance identificam e resolvem problemas de forma muito mais rápida do que qualquer ser humano seria capaz, já que envolve a análise de um volume considerável de dados. Isso acelera a tomada de decisões, eliminando atividades operacionais, o que permite que os funcionários foquem em outras funções mais estratégicas.
Conteúdo personalizado
Quanto maior for a interação das ferramentas com os dados da empresa, mais informação ela identificará. Isso permitirá conhecer melhor o público e fornecer conteúdo personalizado, com base em seu comportamento. Essa estratégia também traz como benefício um melhor direcionamento do cliente em sua jornada de compra em meio digital, auxiliando-o em seu processo de decisão até a aquisição do produto/serviço e na disseminação de sua opinião.