• Como se destacar em marketplaces?
Como se destacar em marketplaces?
O e-commerce está em alta, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). O setor cresceu 11% em 2016, com previsão de 12% para 2017. Mesmo em tempos de crise, o comércio eletrônico mantém suas atividades, já que lojas virtuais não demandam investimentos tão grandes quanto as lojas físicas.
Um meio de promover o e-commerce são os marketplaces, que nada mais são do que verdadeiros “shoppings online”, ou seja, sites de terceiros especializados em varejo que comercializam um espaço para divulgação de produtos e serviços. Segundo a ABComm, os marketplaces correspondem a aproximadamente 20% do faturamento total do e-commerce brasileiro. Para se destacar nesse meio, no entanto, é preciso seguir alguns princípios de organização e garantia de direitos ao consumidor.
Administração de estoques
No início do desenvolvimento dos marketplaces no Brasil, a insegurança que permeava o meio fazia com que as lojas não disponibilizassem estoques. O consumidor tinha que esperar por um tempo maior, pois o lojista tinha que encomendar o produto com o distribuidor. Hoje em dia, no entanto, é preciso que as lojas tenham estoques atualizados para evitar essa demora, tendo em vista que o cumprimento do deadline é um fator muito importante para o consumidor em seu processo de decisão de compra.
Agendamento
É sempre vantajoso quando o consumidor pode selecionar a data e o horário em que receberá o produto, já que serve como uma garantia de que o item será entregue. Em alguns estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, além de benéfica, essa opção é obrigatória. É preciso que as lojas, inclusive as de menor porte, estejam atentas aos prazos e otimizem sua logística e seu planejamento estratégico para que os clientes estejam satisfeitos.
Arrependimento
Um dos direitos do consumidor é a possibilidade de devolver o produto adquirido via internet em até sete dias. O cliente deve ser reembolsado sem nenhum custo adicional, mesmo envolvendo logística reversa (quando o produto deve retornar do local de entrega ao estoque). Os lojistas devem cumprir seus deveres e garantir os direitos do consumidor. É necessário estar sempre atento ao que diz a legislação para comércio online e às suas atualizações. Empresas que não cumprem com a lei acabando tendo que arcar com as consequências, o que, naturalmente, inclui a perda de vendas.
Controle financeiro
A velocidade e o volume das transações online só tendem a aumentar. Assim, gestores devem ter um bom controle das finanças da loja, sobretudo administrando os estoques, já que tanto a falta quanto o excesso de produtos podem ser prejudiciais.
Diversidade
Existem vários marketplaces e cada um tem suas características próprias. Com base nas dicas fornecidas, os lojistas conseguem marcar presença em muitas dessas plataformas. É preciso investir em tecnologia e infraestrutura para uma boa administração dos negócios e acompanhamento do relacionamento com os clientes.