O que não fazer ao iniciar um negócio online

O que não fazer ao iniciar um negócio online

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Em qualquer âmbito profissional, é sempre muito válido aprender com os próprios erros, ou mesmo com os erros dos outros. O autor irlandês Oscar Wilde dizia que “a experiência é o nome que damos aos nossos erros”. Não se deve, no entanto, persistir naquilo que fizemos de incorreto. É preciso continuamente “recalcular a rota”, por meio de uma nova estratégia para ser mais bem-sucedido. Quando se trata de negócios online, esse meio pode ser um pouco incerto, mas separamos algumas atitudes a serem evitadas.

Não saber delegar

Por mais que algumas ideias surjam em uma única mente, um projeto de negócios online é algo complexo, em que é preciso envolver outras pessoas. Não se pode achar que é possível fazer tudo sozinho. Para isso, existem sócios, colaboradores, entre outros. Um projeto digital precisa de administração de vendas, desenvolvimento e produção de conteúdo. Verifique quais medidas devem ser tomadas e entre em contato com as pessoas que você acredita que tenham as características necessárias para a respectiva função.

Não estabelecer prioridades

A premissa básica de qualquer negócio novo é resolver algum problema enfrentado pelas pessoas. É preciso que aquilo que você vende, seja um produto ou um serviço, seja útil e relevante ao público.

Muitas pessoas começam um negócio porque vender algo de que elas gostam lhes dá prazer. Mas será que aquilo que você gosta também é atraente à sociedade? Se não for, você não tem um negócio, mas sim um hobby.

Há três aspectos que devem ser alinhados para que você seja bem-sucedido:

  1. O que eu gosto de fazer
  2. O que eu tenho competência para fazer
  3. O que as pessoas estão dispostas a pagar para eu fazer

Alinhando esses três setores, você evita a perda de tempo com coisas pequenas, focando no seu core business.

Não identificar/divulgar seus diferenciais

Seja no meio físico, seja no digital, é difícil identificar uma área de atuação em que não haja concorrência. Há muitas pessoas oferecendo as mesmas coisas, de modo que é preciso convencer o público de que é mais vantajoso comprar o produto na loja X do que na loja Y. Isso é feito por meio de diferenciais, que podem ser coisas mínimas, mas que pesam na mente do consumidor: um preço mais barato, uma nova função de uso, um atendimento personalizado, e por aí vai. No meio digital, um site organizado e de fácil navegação é um diferencial importante.

Identificar os pontos fortes e fracos, tanto seus quanto da concorrência, requer uma análise profunda e constante. Verifique o que funciona e o que não dá certo. Assim suas novas estratégias tenderão a ser mais eficazes.

Não criar uma rotina

Estratégias de negócios digitais requerem disciplina, onde quer que você trabalhe, seja num escritório, ou mesmo em casa. A criação de hábitos definidos permite que, com o passar do tempo, você produza mais em menos tempo. Só não permita que essa padronização te deixe em estado de “piloto automático”, o que pode reduzir sua atenção e causar problemas.

Não promover seu negócio de forma adequada

Por mais estruturados e bem administrados que estejam os seus negócios, é preciso pensar na melhor forma de comunicá-los ao público de interesse. A criação de um site responsivo, com uma plataforma de vendas organizada e prática é fundamental no processo. Entretanto, não se deve apenas focar na parte comercial do projeto. Comunicação eficaz se faz também por meio da produção de conteúdo relevante, seja num blog corporativo, em mídias sociais, ou mesmo em um evento, por exemplo.

Pesquise seu público-alvo e identifique seus interesses e hábitos para que você perceba o melhor meio de abordá-lo. Por fim, não se esqueça de se reciclar de tempos em tempos. Participe de cursos, palestras e conferências, estando sempre atento às novidades que não param de aparecer nesse meio tão dinâmico. E lembre-se: aprenda com os erros.

Criação de Sites Responsivos