Conheça o Reels, a nova função do Instagram

Conheça o Reels, a nova função do Instagram

Conheça o Reels, a nova função do Instagram

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O TikTok conquistou mais de 500 milhões de usuários no mundo inteiro desde que foi lançado em 2016, tornando-se viral principalmente entre a geração Z. Agora, para tentar uma jogada contra o rival chinês, o Facebook  está apresentando o Reels, uma nova função do Instagram, que está chegando aos poucos a cada vez mais países.

 

Na verdade, essa ferramenta já existia no Brasil, desde novembro do ano passado, com o nome de Cenas. Agora, recebeu um novo nome e uma super atualização para incorporar mais opções de criação e compartilhamento, e está ficando disponível também no aplicativo para usuários Android e iOS da Alemanha e França. No entanto, a atualização é encarada como uma novidade, pois o Cenas ganhou uma total repaginada para dar lugar ao Reels.

 

Reels: como funciona essa nova função do Instagram?

A nova função do Instagram permite que os usuários gravem clipes de vídeo de 15 segundos com música ou outro áudio, e os compartilhem na plataforma. Uma das grandes diferenças agora é que os vídeos publicados através do Reels aparecem na aba Explorar e, igual ocorre no TikTok, possuem um grande potencial de se tornarem virais.

 

Além disso, também tem um espaço dedicado no perfil do usuário, com uma nova aba entre a do feed e de fotos marcadas. Antes, com o Cenas, os vídeos eram publicados somente no Stories e, consequentemente, sumiam após 24 horas. A nova atualização, portanto, traz a possibilidade de produzir conteúdo e compartilhar pelo Reels com os seguidores de uma maneira muito mais permanente.

 

Reels traz ferramentas novas que permitem a criação de clipes de vídeo criativos

Um conjunto de ferramentas de gravação e edição facilitam a filmagem de vídeos criativos no Reels, para que possam ser compartilhados com os usuários do Instagram e viralizem.  Para acessar e descobrir a nova forma de produzir conteúdo com a nova função do Instagram, é possível encontrá-la na bandeja da câmera do Stories.

 

As imagens podem ser gravadas em silêncio, com o áudio de outro vídeo encontrado através da pesquisa por hashtag ou da aba Explorar, ou ainda através de pesquisa de uma música popular ou de tendência. Alguns trechos de áudio ainda terão suas próprias páginas exibindo os principais vídeos criados com eles.

 

Entre as ferramentas disponíveis, temos a capacidade de ajustar a velocidade de reprodução das imagens capturadas e a opção de sobreposição “fantasma”, que permite aos usuários criar transições de cena mais perfeitas e fluídas, por exemplo. Mas, apesar da atualização ter trazido muitas novidades, o Reels ainda carece de alguns filtros e efeitos especiais que o TikTok foi adicionando ao longo do tempo, permitindo adicionar muitas funções e tornar realmente cada vídeo único e bastante criativo.

Lasso ou Reels?

Essa não é a primeira vez que o Facebook, dono do Instagram, tenta lançar um concorrente para o aplicativo TikTok. Em 2019 surgiu o Lasso, uma plataforma que permite aos usuários criar vídeos curtos com música. Contudo, não conseguiu ganhar a força que precisava para bater de frente com a concorrência. Três meses após o lançamento, foi baixado por apenas 70 mil usuários nos Estados Unidos. No mesmo período, o TikTok foi baixado por 39,6 milhões de usuários norte americanos.

 

Foi algo semelhante ao que já havia ocorrido anteriormente, quando o Facebook apostou na criação de três plataformas diferentes para derrotar o rival Snapchat. Poke, Slingshot e Lifestage surgiram com a mesma proposta: desacelerar e barrar o crescimento do Snapchat, contudo nenhuma delas foi bem sucedida. O real sucesso só veio com a implementação dos Stories, dentro do próprio Instagram.

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