• Coronavírus x Marketing Digital: o que fazer e o que não fazer durante a quarentena
Coronavírus x Marketing Digital: o que fazer e o que não fazer durante a quarentena
Nas últimas semanas, o COVID-19 impactou nossas vidas de muitas maneiras e ainda estamos aprendendo a lidar com isso. As empresas fecharam suas portas, as pessoas estão sendo ordenadas a ficar em suas casas e a incerteza em torno da economia está aumentando. Em tempos de crise, o orçamento de marketing costuma ser a primeira coisa a ser cortada, mas não deveria! Neste momento, manter seus clientes informados e engajados é mais importante do que nunca, assim como mudar as estratégias de marketing digital na crise do coronavírus e procurar minimizar os impactos do coronavírus no marketing digital.
Diversas pesquisas de grandes empresas e estudos de economistas apontam grandes mudanças que tanto a economia como o marketing digital estão passando. Entre as principais alterações está a mudança de comportamento do consumidor, representadas por queda de procura por diversos nichos de produtos, enquanto que por outro lado, compras de elementos considerados essenciais para a sobrevivência estão em crescimento, tendo até falta! Sendo assim, entender o que está acontecendo de forma geral e estudar formas de manter as campanhas de marketing digital da melhor forma é essencial para driblar essa crise com menos prejuízos. Inclusive, o que fazer com o marketing digital em momentos de crise? Deve-se parar as campanhas, tirar sites do ar ou até mesmo abandonar as redes sociais? Definitivamente não! Entenda o que está acontecendo com o mercado e como explorar ao máximo a capacidade das ferramentas de marketing digital.
Qual é o verdadeiro impacto do isolamento social?
O novo Coronavírus está desde novembro de 2019 causando diversos impactos na saúde pública, comércio, economia e até mesmo no direito de ir e vir da população mundial. Com dezenas de milhares de vítimas espalhadas ao redor do mundo, essa doença veio sem precedentes, mas existe esperança. Existe uma força-tarefa de médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde, assim como dos cientistas e pesquisadores para descobrir as melhores formas de tratamento, assim como a vacina, que está sendo criada.
Infelizmente, os impactos do COVID-19 são grandes, seja pela grande quantidade de doentes, mas também pela quarentena, que é a principal forma de prevenção dessa doença até agora. O isolamento social caracteriza-se pela estadia em casa o máximo que a população puder. Sendo assim, hábitos de compra, de trabalho e de lazer mudaram momentaneamente, assim como diversos negócios e comércios considerados não essenciais para o bem-estar da sociedade foram fechados em diversos locais do globo. Como era de imaginar, a economia está apresentando quedas fora do normal, assim como muitas pessoas estão passando por maus momentos.
De acordo com uma pesquisa aprofundada do portal The Guardian, a entrega de produtos, compras online e serviços de streaming estão apresentando uma procura fora da curva, ao passo que redes de moda e restaurantes estão sendo fortemente afetados. A principal explicação com essas quedas e aumentos repentinos é por causa dos hábitos de compra, que foram obrigados a ser mudados por causa do isolamento social.
Para se ter uma noção maior dos impactos do COVID-19 no mercado, confira os setores que mais sofreram mudanças:
- eletroportáteis (câmeras) — queda de 42,3%
- papelaria — queda de 30,5%
- games — queda de 30%
- eletrônicos — queda de 19,4%
- suplementos e vitaminas — queda de 14,7%
- brinquedos — queda de 13,1%.
- moda e acessórios — queda de 10,9%.
A busca por itens essenciais está maior
Ao passo que alguns setores tiveram quedas gigantescas de até 42,3%, outros tiveram grandes revelações. Como era de se esperar, a busca por itens essenciais está maior e a busca online das pessoas por eles também apresentou grandes marcas. Por exemplo, o tráfego em sites de supermercados aumentou 7,1% logo no começo da epidemia e continuou aumentando para 10,3% atualmente. Ao passo que as visitas online aumentam, as compras de supermercados também aumentaram, chegando a 16%! E os números não param por aí: a conversão média do setor chegou a um aumento de 8,1%.
Deve-se lembrar que os desafios de agora podem impactar o futuro
Algo inesperado e que gera diversos problemas como o COVID-19 está gerando impactos negativos à saúde mental de muitas pessoas, sejam elas pacientes ou não, assim como no mercado e na economia e, claro, no marketing digital. Dessa forma, esses novos desafios têm movimentado muitas pessoas a procurarem soluções.
Um grande erro que está acontecendo atualmente é o fato das pessoas pensarem apenas agora, na crise, do que em algo que elas construíram e constroem até hoje, e também no futuro. Apesar da crise estar gerando amplo ônus para milhões de pessoas, ela vai passar mais rápido do que se pensa e tomar decisões movidas pelo medo ou desespero pode só tornar tudo pior.
Em um momento como esse, o mais importante é tomar decisões racionais e que sejam preventivas, evitando assim maiores problemas. E isso serve para todos os fatores! Mas falando em marketing digital, existem diversas ações que precisam ser feitas, ao passo que outras podem ser esquecidas. É necessário buscar ajuda, compreender o andamento do mercado, assim como da doença, e dos hábitos de compra momentaneamente alterados dos clientes ao redor do mundo. Dessa forma, pequenos gestos podem se tornar grandes oportunidades no futuro, assim como históricos. Que tal se sobressair como um case de sucesso em um momento tão importante como esse?
Afinal, o que fazer ou deixar de fazer no marketing digital durante a pandemia de COVID-19?
Em um momento atípico como este, algumas pessoas acabam tomando decisões precipitadas e sem pensar nas consequências depois da quarentena, o que é prejudicial tanto para o próprio negócio, como o andamento do mercado no geral. Sendo assim, saiba o que deve e o que não deve ser feito em um momento como estes com suas estratégias de marketing digital:
Faça: Pause todas as mensagens automatizadas que não fazem sentido hoje
E-mail marketing oferecendo um serviço presencial ou de viagem, por exemplo, não deve ser enviado em uma hora dessas, assim como SMS com promoções e outras mensagens desse tipo. Durante esse período, as pessoas estão online mais do que nunca. As empresas ainda estão em movimento e os clientes ainda estão procurando seus serviços. Em vez de acelerar tudo, observe suas campanhas mais eficazes e mude seu orçamento para essas. Agora também é um ótimo momento para ser criativo. Existe uma maneira de sua marca ser relevante nesse período? Sim! Busque ideias e formas de ajudar as pessoas!
Não faça: Ignorar suas mídias sociais por causa da crise
Embora a maioria dos nossos feeds de notícias estejam inundados de notícias sobre o COVID-19, isso não significa que você precisa interromper suas próprias postagens sociais. Encontre maneiras de romper o ciclo de notícias negativas com postagens relevantes e oportunas sobre sua própria marca. À medida que nossas opções de contato social diminuem, mais pessoas estão recorrendo a sites de mídia social para se conectar com outras pessoas. Inclusive, as pessoas estão passando mais tempo navegando na internet do que estavam acostumadas em tempos normais. Aproveite essa maior presença digital e marque presença de forma gentil e útil.
Não faça: tirar seu site por ar por alguns dias
Essa é uma consideração de ninguém menos que o próprio Google. O maior site de buscas do planeta disponibilizou algumas dicas e algumas orientações e essa está no topo. Mesmo que seu site seja de vendas diretas e você não poderá continuar com o e-commerce durante a crise de coronavírus, tirar seu site do ar irá trazer problemas de indexação depois da crise e suas ações até hoje irão perder grande parte do progresso. Não tire seu site do ar. Se for necessário, apenas desative o carrinho de compras e faça um pop-up informando sobre as mudanças necessárias durante o período de quarentena.
Faça: Inclua o marketing digital em seu plano de gerenciamento de crises
Muitas pessoas em fases como essa, prezam por “cortar custos” e acabam por pausar ou acabar com a parceria do marketing digital. Isso é incorreto e pode trazer alguns problemas.
COVID-19 é a nossa crise atual, mas certamente não será a nossa última. Mesmo marcas de alto perfil não estavam preparadas para o impacto que essa doença teria nos negócios.
Se sua empresa possui um plano de comunicação para crises, considere adaptá-lo também aos seus esforços de marketing digital. Determine os riscos em potencial da sua empresa, que tipos de mensagens precisarão ser pausados ou reconfigurados, quem são os proprietários desse conteúdo na empresa e estratégias gerais de resposta. Faça algumas “simulações de crise” com sua equipe para ver se seu plano se manterá quando a próxima crise ocorrer.
Não faça: eliminar todos seus anúncios
Enquanto você reavalia suas campanhas de marketing digital, lembre-se de que não é hora de eliminar toda a publicidade paga. Em qualquer crise, existem oportunidades e se você interromper todos os seus esforços pagos, muitas delas serão deixadas para trás assim que as coisas começarem a andar novamente. Durante esse período de quarentena, não se esqueça que as pessoas estão online mais do que nunca. As empresas ainda estão em movimento e os clientes ainda estão procurando seus serviços. Em vez de interromper tudo, observe suas campanhas mais eficazes e mude seu orçamento.
Faça: mantenha sua equipe engajada
Em momentos como esses, a preocupação e o medo toma conta de muitas pessoas, mas é necessário lembrar que mesmo de longe, todo mundo está junto nessa situação, não é mesmo? Mesmo que de home office, mantenha sua equipe engajada em dar seu melhor mesmo que a situação não seja das melhores. Uma equipe unida é essencial para passar por qualquer crise, assim como essa fase servirá de aprendizado em diversos aspectos. Se a sua equipe souber passar por essa fase de maneira resiliente, ficará cada vez mais forte!
Estamos juntos nessa!
Infelizmente, essa crise é global e a quarentena existe para preservar a saúde das pessoas, estejam elas no grupo de risco do COVID-19 ou não. Nessa fase é muito importante pensar com calma e fazer algumas mudanças nos planos de marketing e adaptações, se possível. Tirar o site do ar ou acabar com as estratégias completamente pode trazer ainda mais prejuízos. Essa fase vai passar, estamos com você.