Fatores importantes para ranquear na primeira página do Google

Fatores importantes para ranquear na primeira página do Google

Fatores importantes para ranquear na primeira página do Google

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A maioria das listas de fatores de classificação do Google é muito longa. Eles se concentram em listar todos os fatores existentes, em vez daqueles que realmente importam.

Pior ainda, porque ninguém conhece todos eles, a maioria contém muitos mitos. Hoje, vamos adotar uma abordagem diferente. Em vez de listar mais de 200 fatores de classificação, falaremos sobre os dez que achamos que mais merecem sua atenção. Afinal, você sabe quais são os fatores importantes para ranquear na primeira página do Google? Confira!

 

Backlinks

Backlinks  são indiscutivelmente o  fator de classificação mais importante. Como nós sabemos? Backlinks formam a base do Pagerank, que é a base do algoritmo de classificação do Google. E antes que você defenda que o PageRank é uma notícia antiga, Gary Illyes, do Google, confirmou  que o PageRank ainda é usado! Observe esse estudo:

No entanto, nem todos os backlinks são criados iguais. Muitos fatores contribuem para a capacidade de um backlink mover a agulha, e os dois mais importantes são relevância  e autoridade.

Relevância

Imagine que você está procurando o melhor restaurante italiano da sua cidade. Você pede a dois amigos uma recomendação. Um é chef e o outro é mecânico. Em que conselho você confia?

 

Provavelmente o chef, como eles têm experiência com cozinha italiana. Se você estivesse procurando recomendações sobre carros, seria o contrário. Essa mesma idéia ocorre na web. Links de sites e páginas relevantes são os que mais valorizam.

Autoridade

Backlinks de páginas fortes em sites fortes tendem a mover a agulha mais.

Frescor

O frescor é um fator de classificação dependente da consulta, o que significa que é mais importante para algumas consultas do que para outras. Por exemplo, todos os resultados para as “notícias do Brexit” são super atualizados. O Google até mostra um recurso “Principais notícias” com resultados das últimas horas.

 

Autoridade tópica

O Google deseja classificar as páginas de fontes oficiais – e isso vai muito além dos backlinks. Como nós sabemos?

 

Com base apenas nas métricas, você ficaria com dificuldade para descobrir por que esses dois primeiros resultados superam o terceiro. Ambos têm menos backlinks, menos domínios de referência, menor pontuação de UR e vivem em sites de autoridade inferior.

 

Mas se você olhar para os sites, faz sentido: o site na posição três é um blog genérico de culinária e estilo de vida, enquanto os dois no topo vendem panelas de ferro fundido – e nada mais.Em outras palavras, os dois sites no topo têm o que gostamos de chamar de “autoridade tópica”.

 

Intenção de pesquisa

O Google não classifica o mesmo tipo de conteúdo para todas as consultas. Por exemplo, alguém que procura por “comprar vestidos online” está no modo de compra. Eles querem ver os produtos que podem comprar. É por isso que o Google mostra as páginas da categoria de comércio eletrônico.

 

Por outro lado, uma pessoa que procura por “como amarrar uma gravata” está no modo de aprendizado. Eles querem saber como amarrar um, não comprar um. É por isso que o Google mostra as postagens do blog.

 

A análise dos resultados atuais do topo do ranking para os “quatro Cs da intenção de pesquisa” é uma excelente maneira de entender o básico de como otimizar uma consulta.

Os quatro C’s são:

  • estilo de conteúdo;
  • tipo de conteúdo;
  • formato de conteúdo;
  • ângulo de conteúdo.

Profundidade do conteúdo

O Google deseja classificar o resultado mais útil para a consulta, portanto, é fundamental cobrir tudo o que os pesquisadores desejam saber. No entanto, não se  trata da duração do conteúdo. Conteúdo mais longo nem sempre é melhor. Trata-se de cobrir o que é importante para o pesquisador e o que ele espera ver.

 

Velocidade da página

A velocidade da página é um fator de classificação desde 2010,  quando afetou 1% das consultas de pesquisa na área de trabalho. Isso mudou em 2018, quando o Google estendeu o fator de classificação para pesquisas em dispositivos móveis.

 

No entanto, mesmo agora, o fator afeta apenas “uma pequena porcentagem de consultas” e é principalmente um problema para páginas que “oferecem a experiência mais lenta aos usuários”. Esse é um ponto importante. Derrotar os concorrentes em alguns milissegundos não é o jogo aqui. É mais uma questão de garantir que seu site seja rápido o suficiente para não impactar negativamente os usuários.

 

Quão rápido é isso? O Google disse  em 2018 que as páginas para celular devem exibir conteúdo para os usuários em menos de três segundos e que o TTFB (Time to First Byte) deve ter menos de 1,3 segundos.

 

HTTPS

O HTTPS aprimora a segurança dos visitantes, criptografando dados entre o navegador e o servidor. Em 2014, o Google anunciou o  HTTPS como um sinal muito leve que afeta menos de 1% das consultas globais. Desde então, o Google aumentou seu compromisso com o HTTPS e agora mostra um aviso “Não seguro” no Chrome quando você visita uma página não criptografada.

 

 

Se você possui páginas não seguras com campos de entrada, também pode receber um e-mail de aviso do Google Search Console. Apesar de tudo isso, o HTTPS continua sendo um fator de classificação leve, como confirmado por John Mueller no início de 2019.

 

Compatibilidade com dispositivos móveis

Quase dois terços  das pesquisas ocorrem em dispositivos móveis, portanto, não é surpresa que o Google tenha tornado a compatibilidade com dispositivos móveis um fator de classificação para pesquisas em dispositivos móveis em 2015.

 

Mais tarde, em julho de 2019, quando o Google mudou para a indexação inicial para dispositivos móveis , eles também o tornaram um fator de classificação para pesquisas em computadores.

 

Como você sabe a compatibilidade do seu site com dispositivos móveis? Verifique o relatório “Usabilidade para celular” no Google Search Console:

 

E aí, está dentro dos algoritmos do Google para ficar na primeira página? Lembrando que existem diversos fatores, mas esses que citamos são um dos mais importantes!

 

Que tal aparecer na primeira página usando as melhores ferramentas? Conte conosco.

 

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