É possível utilizar storytelling em e-commerce?

É possível utilizar storytelling em e-commerce?

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O storytelling é uma estratégia de comunicação bastante utilizada já há um bom tempo, principalmente na televisão e no rádio. Trata-se de um mecanismo eficaz para estabelecer o diálogo entre as marcas e o público. O comércio digital tem crescido muito nos últimos tempos, o que passou a levantar um questionamento: como é possível aplicar o storytelling nesse universo?

Storytelling

Storytelling significa contar histórias. Desde os primórdios da humanidade no mundo, contar histórias é uma atividade constante no dia a dia. A oralidade passou a servir como um mecanismo não só de relatar fatos, mas também de preservar a História e a culturas das civilizações. Além disso, se não fossem as histórias, não haveria literatura, música ou poesia.

Como o storytelling se relaciona com o marketing?

A empatia, isto é, a capacidade de se colocar no lugar do outro é característica própria do ser humano. Por isso somos tão capazes de nos envolver com novelas, filmes e livros. O storytelling desperta a imaginação e faz com que os espectadores ou leitores se imaginem naquele contexto.

Em termos de marketing, essa propriedade do storytelling é extremamente útil. Hoje em dia, as pessoas não procuram por produtos ou serviços. Elas buscam soluções para seus problemas, desejos e necessidades. Dessa forma, é muito mais eficaz que as pessoas sejam expostas a uma história com início, meio e fim, na qual o protagonista se depara com um problema e encontra no produto X da marca Y a solução para seu problema. Essa contextualização por meio de uma simulação da realidade humaniza a marca e facilita a compreensão de todos os atributos do produto por parte do consumidor.

Ao adquirir um determinado produto, as pessoas afirmam ou reafirmam sua própria identidade. É preciso ressaltar, no entanto que, enquanto histórias cativantes atraem consumidores, contextos mal elaborados podem fazer com que eles não se identifiquem com aquela ideia.

Por que utilizar essa estratégia no e-commerce?

O comércio no meio digital é muito competitivo e o uso de narrativas pode ser um diferencial perante a concorrência, evidenciando o produto, serviço ou marca. O e-commerce é, por natureza, um meio com pouco contato humano, e a criação de histórias ajuda a estabelecer vínculos emocionais com os receptores das mensagens.

Para ser bem sucedido ao utilizar essa estratégia, as marcas precisam conhecer profundamente seus públicos-alvo, de modo que esse consumidor consiga enxergar a si mesmo nas situações representadas.

Onde posso utilizar o storytelling no e-commerce?

É possível aplicar a estratégia nas próprias home pages ou páginas específicas de produtos, desenvolvendo contextos que ressaltem como aquele produto pode facilitar a vida do consumidor ou lhe trazer a satisfação de seus desejos. Procure utilizar imagens em alta resolução ou vídeos. Os textos devem aguçar a curiosidade acerca da marca, mas não devem ser muito extensos.

As páginas “sobre a empresa” também são excelentes oportunidades de se utilizar da ferramenta, pois podem explicar como surgiu a ideia de criar essa empresa, como ela se desenvolveu e como ela ajuda as pessoas com seu negócio. Isso facilita o processo de fidelização.

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