• Dicas para manter os usuários em sua loja virtual
Dicas para manter os usuários em sua loja virtual
Hoje em dia, é muito importante atrair os clientes ou consumidores em potencial para os sites, especialmente quando se trata de lojas virtuais. Além disso, também é necessário reter esse usuário na página para que se interesse pelos itens comercializados e efetue uma compra. Por isso, há algumas ações que se fazem necessárias para evitar que o usuário abandone o site e parta para a concorrência. Confira:
Monitore a taxa de rejeição
A taxa de rejeição é um valor referente à porcentagem de pessoas que acessaram o site, porém, o deixaram, sem comprar nada ou realizar qualquer ação. Quando um número elevado de pessoas retorna ao site de buscas, sem sequer ter percorrido as páginas do e-commerce, o Google coloca o site numa posição orgânica indesejável, pois o considera irrelevante.
Ao identificar a existência dessa taxa de rejeição, é preciso verificar em quais páginas esse valor é mais alto e qual é o tempo médio de permanência no site. Ao identificar essas páginas, fica mais fácil detectar os problemas e resolvê-los.
Melhore a experiência online
Atualmente, a experiência do usuário é um aspecto que tem sido muito levado em consideração. Ninguém gosta de acessar uma página com textos em fontes muito pequenas, uma profusão desordenadas de cores e elementos gráficos, pop-ups, imagens pesadas, músicas indesejadas, publicidade em excesso, entre outros. Além disso, páginas que demoram demais para serem carregadas e dificuldade em encontrar logo aquilo que se procura também são fatores que levam o usuário a abandonar a página.
Por isso, procure manter o layout “limpo” e organizado, com menus que deixem a interação simplificada, possibilitando que o cliente acesse o que deseja em poucos cliques. Monitore banners, utilize fontes e tamanhos apropriados e mantenha os textos descritivos, mas sem que sejam muito longos. Otimize os links e as imagens, de modo que a velocidade de carregamento do site seja satisfatória.
Seja relevante
Além das descrições, mantenha o seu usuário interessado no site com conteúdo que lhe seja útil e relevante, como dicas, por exemplo. Isso pode ser feito por meio de blogs. Por isso, é essencial conhecer o público-alvo e seus principais desejos e necessidades. No site, utilize palavras-chave compatíveis com as buscas relacionadas àquilo que você vende para diminuir a taxa de rejeição.
Outros meios, como as redes sociais, são interessantes para manter um canal de comunicação mais próximo com as pessoas. Seja criativo e, por meio dos posts, conduza as pessoas ao site, mantendo a comunicação alinhada.
Aposte nas mensagens “call to action”
Por fim, é preciso ser direto e objetivo. Ninguém tem uma loja online simplesmente para fornecer informações. Por isso, estimule o usuário à conversão. Os botões com mensagens “call to action” (do inglês, “chamadas para ação”) são úteis nesse aspecto, pois estimulam as pessoas a preencherem um cadastro, assinarem uma newsletter, acessarem um conteúdo, participarem de uma promoção ou efetuarem uma compra.
Conhecendo bem as pessoas às quais a loja virtual se destina, monitorando as métricas principais, identificando erros e reparando-os, sendo relevante e otimizando a experiência de compra, fica mais fácil reduzir a rejeição e aumentar a permanência do usuário no site. Com isso, a possibilidade de vendas aumenta consideravelmente.