• Dicas para networking no LinkedIn
Dicas para networking no LinkedIn
No mundo dos negócios, é fundamental ter uma boa rede de contatos, o chamado networking, como meio de fortalecer sua imagem profissional. O LinkedIn é uma ferramenta que, quando bem utilizada, pode ajudar muito nesse sentido. Esse tipo de parceria colaborativa é uma via de mão dupla, na qual os dois lados interagem um em favor do outro e todos saem ganhando. Confira, a seguir, algumas dicas de como utilizar a rede para networking:
Seja ativo
O Brasil conta com aproximadamente 27 milhões de usuários no LinkedIn, ou seja, 15% da população marca presença nesse canal, ativo em cerca de 200 países. Os números comprovam a importância não só de estar na rede, mas também de planejar estrategicamente suas ações.
Procure ser o mais completo possível e inclua em seu perfil todos os diferenciais que tiver, como cursos, palestras e eventos dos quais tenha participado. Coloque uma imagem profissional, lembrando que conteúdo em vídeo e apresentações relacionadas à sua área de atuação enriquecem sua página. Utilize palavras-chave relevantes para outros profissionais da área e recrutadores. Adicione todas as pessoas do meio que você puder.
Quantidade X Qualidade
O LinkedIn é uma rede na qual a popularidade talvez não seja a melhor opção. É claro que suas chances de conexões relevantes aumentam quanto mais contatos você tiver. Entretanto, é preciso focar em encontrar as pessoas certas, mais do que se preocupar com quantidade.
Interaja com seus contatos. É importante conversar, curtir, recomendar conteúdos, entre outros. Além desse tipo de interação digital, também é importante “materializar” os relacionamentos por meio de encontros em pessoa, seja em reuniões, num almoço ou num bate-papo num café, por exemplo.
Produza conteúdo
Um dos meios de comunicar aos seus seguidores de que você possui conhecimento em determinada área é a produção de artigos. O LinkedIn Pulse pode ser uma ótima ferramenta para você publicar informações úteis que possam ajudar as pessoas. É preciso estar sempre atento às métricas e acompanhar os resultados, pois eles te ajudarão a otimizar os próximos conteúdos e construir uma reputação cada vez melhor.
Personalize a utilização da ferramenta
Seja para o marketing pessoal ou para o marketing empresarial, o uso personalizado da plataforma te torna mais humano. Assim, evite enviar mensagens padronizadas. Procure redigi-las por conta própria, mostrando suas competências e objetivos, mas tome cuidado com erros gramaticais, pois eles podem causar efeitos bastante negativos.
Faça recomendações sobre profissionais que você conhece. Publicar recomendações personalizadas fortalece o vínculo e pode te levar a receber recomendações em troca. Isso fortalecerá seu desempenho na rede.