Quais conteúdos são apropriados para mídias sociais?

Quais conteúdos são apropriados para mídias sociais?

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O termo Social Commerce, ou comércio social, tem sido bastante utilizado para designar a integração do e-commerce com as mídias sociais. A ideia por trás dessa estratégia é estimular os consumidores a compartilharem suas compras, opiniões, recomendações e conselhos uns com os outros. Trata-se de uma propaganda espontânea de muita credibilidade, já que parte do próprio público.

A tecnologia é um importante combustível para esse tipo de negócio. Ela permite, por exemplo, que as empresas desenvolvam aplicativos que permitem que os consumidores adquiram produtos sem sequer sair das redes. A tendência é que as ferramentas se diversifiquem cada vez mais e que o mercado movimente montantes de dinheiro cada vez maiores.

Para ser bem-sucedido nesse meio, no entanto, não basta apostar na tecnologia. É preciso que o conteúdo das postagens seja relevante e estimulante ao público.

Interação

Conteúdos interessantes para redes sociais são aqueles que questionam e provocam uma resposta por parte do público. Para produzir esse tipo de conteúdo, é necessário conhecer a fundo seus consumidores e o tipo de informação que seria capaz de fazer com que esse público interagisse.

É possível apostar no humor, nos memes, nos gifs e nas novidades em geral que surgem nas redes. Lembre-se, no entanto, de analisar o perfil da sua empresa e dos clientes e manter o bom senso, pois o que é engraçado para uns pode ser ofensivo para outros.

Falando em interação, além das conversas entre os usuários, também é recomendável que a própria empresa se posicione e responda àquilo que os seguidores comentaram. Isso melhora o relacionamento e faz com que o público se sinta especial.

Visitação

Outro aspecto que precisa ser trabalhado é o chamado “call to action”, isto é, uma publicação que convide o usuário a agir. Esse tipo de conteúdo geralmente direciona o usuário ao site da empresa ou a um hotsite de uma promoção específica.

Promoções bem elaboradas, descontos, lançamentos, novas facilidades de entrega, datas sazonais, dentre outros diferenciais são motivos que levam os consumidores em potencial a ao menos clicar na publicação e demonstrar algum tipo de interesse na compra.

Equilíbrio

Quando alguém entra em redes sociais, está geralmente em busca de entretenimento. Por este motivo, é importante que o conteúdo, embora informativo, seja mais leve. Também não se deve focar apenas no aspecto comercial da coisa, pois isso entedia os seguidores, podendo inclusive levá-los a deixar de seguir a página. Deve-se manter em mente que o objetivo principal da administração de páginas nas mídias sociais é promover vendas, e isso só é possível com um público engajado e interessado naquilo que a marca tem a oferecer: produtos, serviços, informações, promoções e entretenimento.

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