• Dicas para Webinars
Dicas para Webinars
Webinar é um termo abreviado que vem do Inglês Web-based Seminar, que nada mais é do que uma conferência, palestra ou workshop virtual, geralmente transmitido ao vivo. Eles têm sido encaradas pelas empresas como estratégias de marketing de conteúdo e são mais práticos e baratos do que a realização de um evento físico, que envolve gastos e preocupações com aluguel de salas, sistemas multimídia, alimentação, entre outros.
De acordo com dados da LogMeIn, 70% dos profissionais de marketing consideram os webinars efetivos ou muito efetivos na geração de leads qualificados. Além da aquisição de clientes, a estratégia também pode ser útil no posicionamento das marcas e na fidelização de clientes antigos. Diante das vantagens apresentadas, confira algumas dicas para criar webinars de sucesso.
Dicas
Divulgação
Para atrair um público de interesse em seu webinar, é preciso divulgá-lo com antecedência. Há webinars que duram vários dias, e a divulgação deve ser feita constantemente, impactando o público pelo menos três vezes. E-mails e redes sociais são as melhores plataformas para produzir esses lembretes. É preciso ser instigante e despertar a curiosidade na comunicação.
Inscrições simplificadas
Para evitar desistências, procure ser sucinto na hora de criar formulários de inscrição. O público não gosta de barreiras burocráticas. Solicite apenas as informações mais básicas de identificação e obtenha mais dados num momento posterior.
Interatividade
Um aspecto interessante dos webinars é que eles permitem que quem os assiste participe de chats, interagindo com outros espectadores. Também é possível participar de enquetes, de modo que os apresentadores obtenham respostas do público e também tirem suas dúvidas em tempo real. Dessa forma, a interatividade fica muito mais natural e promove um debate mais enriquecedor.
Storytelling
A estratégia de contar uma história também pode ser bastante benéfica para manter o engajamento do público nos webinars. Assuntos pessoais, histórias de clientes e estudos de caso, por exemplo, dão mais vida e atraem mais atenção do público. Imagens, gráficos, vídeos, apresentações de slides, entre outros recursos audiovisuais são muito bem-vindos.
Pós-evento
Muitas pessoas que até chegaram a se inscrever no evento não puderam acompanhá-lo ao vivo. Para que possam assistir ao webinar num outro momento, é interessante disponibilizar o evento offline, de modo que seja possível alcançar mais pessoas interessadas.
Vantagens dos webinars
Para quem os promove
Os webinars são excelentes ferramentas de marketing de conteúdo, ajudando as marcas a obterem autoridade no seu ramo de atuação, por meio da divulgação de conhecimento. Com bom custo-benefício, os webinars conferem autoridade às empresas, gerando leads qualificados e retendo clientes.
Para os espectadores
Para quem assiste aos webinars, esse tipo de evento é uma ótima oportunidade para adquirir mais conhecimento acerca de um assunto específico e tirar dúvidas de uma forma muito prática e cômoda. Superando as barreiras geográficas, é possível interagir com especialistas em qualquer lugar e com qualquer dispositivo (desktop, laptops ou smartphones).