Otimização SEO para imagens

Otimização SEO para imagens

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Quando se fala em e-commerce, tão importantes quanto o conteúdo textual são as imagens. Elas auxiliam o consumidor a perceber o produto em que está interessado e ainda têm o poder de aumentar o tráfego para os sites. Quando as imagens estão otimizadas, elas podem influenciar no ranqueamento das páginas, fornecendo-lhes maior visibilidade. A questão é: como realizar a otimização SEO para imagens? Confira algumas orientações a seguir.

Palavras-chave nos arquivos

Ainda que os buscadores não vejam as imagens, os nomes de seus respectivos arquivos lhes informam os seus conteúdos. Dessa forma, é essencial que os nomes dos arquivos utilizem palavras-chave que sejam ao mesmo tempo relevantes e descritivas.

Por isso, é preciso ser claro e específico ao nomear um arquivo, ao invés de utilizar os nomes gerados automaticamente. Por exemplo, é preferível nomear o arquivo como cama-box-king-size.jpg (use hifens) do que RSC2345.jpg. Além disso, incluir a marca no nome do arquivo pode gerar acessos de pessoas com ideias mais especificas daquilo que desejam comprar. Só não se deve exagerar na quantidade de palavras – artigos, por exemplo, não fazem muita diferença.

Texto Alt

A Alt tag é muito importante para o site de buscas, pois ela é uma descrição alternativa que faz com que o buscador identifique a relação da imagem com a página em que foi inserida. Além disso, ela também descreve o conteúdo para os usuários quando a imagem, por algum motivo, não puder ser exibida.

Por isso, é essencial que as Alt tags não sejam esquecidas e também sejam bastante específicas. Elas ainda são úteis para descrever as imagens em programas de navegação para deficientes visuais.

Tamanhos

A velocidade de carregamento do site é um fator muito importante tanto para SEO quanto para a experiência do usuário. Um site lento leva à desistência de usuários e, em e-commerce, à perda de vendas para sites concorrentes. Nesse aspecto, as imagens também influenciam muito. Para evitar que esses problemas ocorram, é preciso que as imagens estejam em tamanhos compactos, reduzindo o arquivo, sem que seja comprometida a qualidade da visualização.

Nas redes sociais, por exemplo, os tamanhos e qualidades das imagens também influenciam na relevância dos algoritmos que selecionam aquilo que os usuários verão.

Uma alternativa para e-commerce é utilizar a opção pop-up para que o usuário veja a imagem ampliada, se desejar.

Sitemap de Imagens

Outra dica interessante é utilizar o sitemap de imagens. Essa ferramenta fornece informações para o mecanismo de busca, facilitando o rastreamento e a indexação de imagens, gráficos e outros conteúdos visuais de maneira geral. A indexação desses elementos também tem impacto positivo no ranqueamento do site como um todo.

Essas estratégias melhoram, portanto, a visibilidade das páginas nos motores de busca, levando a um aumento de conversões e, consequentemente, a um aumento nas vendas.

Criação de Sites Responsivos