Aprenda a definir personas para seu e-commerce

Aprenda a definir personas para seu e-commerce

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Quem nunca viu uma peça publicitária absolutamente sensacional, mas que depois de alguns dias, nada acontece em termos de vendas? O que foi que deu errado? Por incrível que pareça, a resposta é mais simples do que parece. Você criou algo que não tem conteúdo relevante para o seu público-alvo.

E isso é muito mais comum do que parece. Basta dar uma navegada pela internet e encontrará muito conteúdo que em nada serve para você. E, se não serve, é automaticamente descartado.

Para ter sucesso no e-commerce, você precisa saber qual é o seu público-alvo, precisa saber o contexto relevante para ele e partir para a definição de suas personas.

Definição de buyer personas

De forma sucinta, buyer personas são personagens semi-fictícios, criados com base em dados reais e conhecimento de mercado, que definem o comportamento, necessidades e objetivos de clientes. Recentemente publicamos um artigo que dá maiores explicações sobre o conceito, você pode conferir no artigo “O que são Personas?

Desenvolvendo uma buyer persona

O primeiro passo é desvendar quais são os pontos mais relevantes para o seu nicho de mercado. Uma vez que tenha condições de responder as principais indagações do seu público-alvo, terá condições de oferecer conteúdo relevante e atrativo.

Da mesma maneira, é importante descobrir onde o seu nicho de mercado está (conhecimento demográfico), com perguntas com aspecto mais amplo como: “Quais são os seus maiores desafios no setor?”

Como realizar a pesquisa

Existem muitas formas de alcançar os dados necessários para lidar com buyer personas.

Entre elas:

  • E-mail marketing;
  • Entrevistas;
  • Contato direto;
  • Análise de palavras-chave e outros dados nas ferramentas fornecidas pelos motores de busca e redes sociais (neste caso, o mais correto é encontrar uma agência especializada no assunto, como é o caso da 3xceler).

Uma vez que tenha os dados necessários em mãos, é hora de traduzi-los nas informações que precisa para prosseguir.

O recomendável é utilizar ferramentas de controle, administração e análise para a verificação desses dados. Mais uma vez, caso não possua a expertise necessária, contrate os serviços de profissionais capazes de traduzir os dados em conteúdo relevante e vendável.

Hora de definir sua persona

Para a criação definitiva de sua persona, utilize estes pontos chaves para te guiar:

  • O personagem deve ser fictício, porém dentro da realidade do seu público-alvo;
  • Sempre tenha uma persona principal;
  • Concentre-se nos motivos por trás das ações da persona;
  • Conte a história completa do seu personagem.

Exemplo:

Uma buyer persona que tenha o marketing digital como público-alvo, poderia ser:

Rodrigo Vasconcelos

27 anos

CEO de Agência de Marketing Digital

Ensino superior completo

Interessado em tudo referente ao marketing digital e de performance. Faminto por tecnologia e leitura, sempre atento às principais novidades do mercado, além de acompanhar tudo que as gigantes da internet fazem diariamente.

Começou em uma agência digital como estagiário até evoluir para o cargo de Gerente de Projetos. Identificando necessidades maiores no mercado digital, resolveu montar sua própria agência, realizando diversos cursos da área digital, comercial e administrativa para lidar da melhor forma com a nova experiência. É uma pessoa dedicada, muito querida por todos e amante de cães.

Hoje dedica sua vida profissional na melhoria e expansão de pequenas, médias e grandes marcas no meio digital, em prol do mútuo sucesso.

Seu e-commerce pode ajudar entregando conteúdos relevantes e capazes de identificar o porquê de sua marca não conseguir decolar no competitivo mundo digital, mesmo acreditando já ter feito de tudo na área. Uma série de ferramentas podem ajudar na solução dos seus desafios, como e-mail marketing, postagens aprofundadas no blog e a entrega de produtos de qualidade e preço justo no site, entre outros.

Gostou deste persona?

Pois ela é semi-fictícia, ou seja, inspirada em uma pessoa real que causa identificação com os consumidores reais, construída para atrair e fechar negócios

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