É hora de se preparar para a Black Friday

É hora de se preparar para a Black Friday

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A exemplo de outros países, a Black Friday tornou-se, no Brasil, uma data importante para o comércio, inclusive para o e-commerce. Em 2016, o faturamento chegou perto de R$2 bilhões, com um crescimento de 23% na quantidade de pedidos, em relação ao ano anterior.

Ainda estamos a dois meses da Black Friday, entretanto, diante de sua importância, é essencial se preparar com antecedência, de modo que seja possível aproveitar a ocasião para obter os melhores resultados possíveis. Dessa forma, confira as dicas a seguir:

Ofereça frete grátis

O frete grátis é um importante diferencial competitivo, atraindo muitos consumidores. Por conta disso, procure fazer um planejamento de vendas que inclua o frete gratuito, considerando estes custos em sua margem. Como as pessoas estão em busca de promoções nesta época, não se preocupe com esse tipo de gasto, pois, com a atração de clientes, ele será recuperado. Além disso, esse custo pode ser diluído em prazos mais longos de entrega – vale a pena negociar.

Foque em alguns produtos

Para que não haja aperto financeiro, evite colocar todos os produtos em promoção. Procure selecionar alguns que você acredita que trarão melhores resultados. Em geral, a Black Friday é o momento em que os lojistas atraem clientes reduzindo os preços de itens que estão saindo de linha, mostruários, entre outros. Pense estrategicamente na hora de selecionar esses produtos. A ideia, mais do que gerar muitas vendas, é obter lucros maiores do que em outras épocas do ano.

Tenha um site preparado

A quantidade de acessos nos e-commerces aumenta muito durante a Black Friday. Por isso, é preciso manter as páginas dos sites otimizadas, de modo que carreguem rapidamente, independentemente do navegador ou do dispositivo utilizado. Certifique-se de que o site não sairá do ar, pois isso pode causar a perda de valiosas oportunidades de vendas. Estime a quantidade de acessos que receberá e distribua suas ações de marketing em diversos momentos ao longo do dia, de modo que não haja picos de acessos em um momento específico.

E-mail marketing

Embora seja às vezes criticado, o e-mail marketing é bastante utilizado durante a Black Friday, por ser barato e ter um alto ROI. Para aumentar a taxa de aberturas e clicks, procure focar nos clientes ativos de curto prazo. Para os clientes inativos, deixe o envio de e-mails para um período mais próximo da Black Friday. Aposte em mensagens curtas, diretas e objetivas.

Mantenha estoques

Para não perder oportunidades de vendas, certifique-se de que você terá um bom estoque de produtos disponível. Não tenha medo de acumular produtos, pois o período que sucede a Black Friday já dá início às compras de Natal, a data comercial mais importante do ano. Assim, aproveite esta vantajosa época do ano para adquirir volumes grandes de produtos por preços melhores.

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