• Em atualização, anúncios do Instagram podem ser criados sem vincular a uma página do Facebook
Em atualização, anúncios do Instagram podem ser criados sem vincular a uma página do Facebook
Em uma recente atualização do Instagram, disponível apenas para marcas e criadores na Turquia e nos EUA por enquanto, o aplicativo de fotos e vídeos está introduzindo a capacidade de criar anúncios no Instagram sem uma conta de anúncios do Facebook vinculada ao perfil. O recurso, até o momento, é limitado para aqueles que estão promovendo seu conteúdo na plataforma pela primeira vez.
Se você já usou sua conta de anúncio do Facebook para anunciar no Instagram, precisará continuar fazendo isso. Afinal, as pessoas e marcas que usam ou já usaram o Instagram Ads para promover suas postagens, vincularam suas contas nas duas plataformas anteriormente, e não terão a opção de desconectá-las. Apesar disso, os anúncios ainda poderão ser criados normalmente através da conta de anúncios do Facebook.
Isso vai na contramão da postura adotada pela gigante das mídias sociais, o Facebook, que desde que adquiriu o Instagram em 2012, trabalhou duro e tomou várias medidas para integrar totalmente o aplicativo ao seu ecossistema. Algo que foi especialmente verdade em termos de ferramentas de publicidade e que, sem dúvidas, durante muito tempo beneficiou o Instagram com o modelo de segmentação existente do Facebook e da promoção de plataforma cruzada.
Como funciona para criar anúncios no Instagram sem uma conta de anúncios do Facebook?
Como citado anteriormente, essa atualização do Instagram ainda não está disponível para os usuários do Brasil. Porém, apenas para fins de conhecimento, criar anúncios no Instagram sem uma conta de anúncios do Facebook é bem fácil. Basta ir ao seu perfil e tocar na postagem que deseja fazer o anúncio. Abaixo dela, então, terá o botão de Promover.
A partir daí, é só preencher os detalhes da sua promoção, definindo itens como destino, público-alvo, orçamento e duração. O destino é o link para o qual você deseja enviar os usuários que tocam no anúncio. Após concluir e preencher esses itens, é só tocar em Avançar. Por último, é só clicar no botão para Criar Promoção.
Neste momento, ao criar anúncios no Instagram sem uma conta de anúncios do Facebook, o Instagram analisará seu anúncio para garantir que ele não viole nenhuma das políticas de publicidade da plataforma. Geralmente, elas são revisadas em 60 minutos, mas, em alguns casos, o processo pode levar mais tempo. O seu anúncio só começará a ser executado após a revisão e aprovação.
Atualização do Instagram vem sendo testada há meses
Algumas pessoas chegaram a especular que essa nova atualização do Instagram pode ter a ver com a recente reação contra a rede social de Mark Zuckerberg. Já há algum tempo existem algumas campanhas para boicotar a publicidade no Facebook, algo que foi ganhando proporções ainda maiores durante esse mês. Isso porque acredita-se que a plataforma tenha um papel omisso na disseminação de informações enganosas e posts de discurso de ódio em sua plataforma.
Contudo, a rede de compartilhamento de fotos e vídeos de propriedade do Facebook disse que a nova opção de criar anúncios no Instagram sem uma conta de anúncios do Facebook é um recurso que já vinha sendo testado há muitos meses.
É possível continuar usando o Gerenciador de Anúncios do Facebook?
Seja por conta da plataforma em si, por já ter conhecimento sobre como mexer nela, ou qualquer outro motivo, algumas pessoas não querem utilizar essa atualização do Instagram. Assim, preferem continuar criando anúncios da maneira que elas já estão acostumadas. Até o momento, as marcas e empresas que têm a opção de criar anúncios no Instagram sem uma conta de anúncios do Facebook na Turquia e nos Estados Unidos não são obrigados a promover suas postagens dessa forma.
Quem preferir continuar usando o Gerenciador de anúncios do Facebook para gerenciar campanhas, poderá fazê-lo sem problemas, mas ainda ainda devem vincular o perfil do Instagram com as suas contas de anúncio do Facebook.