Fatores para ranquear bem no Google

Fatores para ranquear bem no Google

Fatores para ranquear bem no Google

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Você sabe como o Google escolhe quais sites merecem estar nas primeiras posições? A resposta não é difícil: por meio dos SERPs (Search Engine Results Pages), que são as Páginas de resultados do mecanismo de pesquisa. Os SERPS nada mais são que as páginas que o Google e outros mecanismos de pesquisa  mostram em resposta à consulta de pesquisa de um usuário. Eles são compostos de resultados de pesquisa orgânica e paga.

SERPS e SEO: uma relação importante

A maioria das pessoas clica em resultados orgânicos na primeira página dos SERPs e raramente visita a página dois. É por isso que todos querem classificar na primeira página do Google. Se você está na página dois ou mais, é praticamente invisível.

Mas a classificação na primeira página nem sempre equivale a muito tráfego por alguns motivos. Primeiro, a maioria dos cliques orgânicos vai para as primeiras posições.

Em segundo lugar, os resultados pagos muitas vezes empurram os rankings orgânicos para baixo na SERP. Por exemplo, o Google mostra quatro anúncios pagos acima dos resultados orgânicos. Por esse motivo, 39% de todos os cliques são direcionados para resultados pagos. Terceiro, o Google às vezes mostra os recursos SERP que respondem à consulta nos resultados da pesquisa.

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Afinal, como entrar nos SERPS?

Os SERPs podem parecer diferentes para cada consulta, você sabia? Mas todos são compostos dos mesmos três blocos de construção, que são os anúncios pagos, resultados orgânicos e os recursos SERP. Confira mais sobre eles:

Anúncios pagos

Os resultados da pesquisa paga aparecem antes e, às vezes, também após os resultados orgânicos. Ambos os tipos de resultados são praticamente indistinguíveis, a única diferença real é que os anúncios pagos são marcados com uma pequena legenda.

Os anúncios pagos funcionam com base no pagamento por clique (PPC), o que significa que os anunciantes fazem lances em palavras-chave e pagam ao Google por cada clique.

Resultados orgânicos

Os resultados da pesquisa orgânica são páginas do índice do Google. Como geralmente existem milhares de resultados correspondentes, o Google os classifica usando centenas de fatores de ranqueamento. Como resultado, as páginas mais relevantes e de alta qualidade geralmente acabam na primeira página dos SERPs. Ninguém conhece todos os fatores de classificação do Google, mas nós sabemos alguns deles, como por exemplo, que a quantidade de backlinks em uma página é muito importante!

 

Se você deseja aparecer nos resultados da pesquisa orgânica, precisa se concentrar na criação do melhor e mais relevante conteúdo para a consulta. Você também precisa  garantir que o Google possa indexar suas páginas e que elas sejam otimizadas  para pesquisa.

Recursos SERP

Os recursos SERP são resultados não tradicionais. Eles podem ser pagos, orgânicos ou extraídos diretamente do Gráfico de conhecimento do Google.

 

Embora o objetivo dos recursos da SERP seja, às vezes, gerar receita diretamente para o Google (por exemplo, anúncios do Shopping), o objetivo é fornecer informações nos resultados de pesquisa com mais frequência sem a necessidade de clicar em um resultado. Por esse motivo, os recursos SERP têm um efeito significativo no SEO, já que cerca de 50% das pesquisas não geram nenhum clique.

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No entanto, ser destaque nos recursos da SERP também pode aumentar os cliques no seu site.

Quais são os recursos SERP, afinal?

O Google mostra dezenas de recursos SERP nos resultados, e eles estão sempre testando novos, então não é motivo de surpresa quando você fizer alguma pesquisa no Google e um novo recurso estiver disponível na primeira página. A seguir, conheça os recursos SERP:

 

  • Snippets em destaque (trechos de texto relevantes, vídeos e listas);
  • Cartão de conhecimento (respostas curtas e definitivas, como medidas, idade de celebridades, datas importantes, entre outros);
  • Painel de conhecimento (informações úteis sobre o assunto principal da consulta, geralmente no lado direito da página 1);
  • Image pack (miniaturas de imagens, como se fosse um resumo do Google Imagens);
  • Melhores histórias (carrosséis de notícias quentes, lives e vídeos novos);
  • Pessoas também perguntam (perguntas e respostas relacionadas a pesquisa principal);
  • Resultados de compras (produtos relevantes de anunciantes, onde mostra foto do produto, nome, preço e a loja);
  • Caixas de Tweets (tweets mais populares sobre o assunto em forma de carrossel);
  • Sitelinks (links de outras páginas do site, como extras);
  • Vídeos (resultados orgânicos aprimorados de vídeos, onde uma miniatura aparece na tela).

 

Que tal entrar nas SERPS da melhor forma possível?

Você viu quantas possibilidades existem no mundo dos SERPS e do SEO? Entender mais sobre isso é uma das chaves para aparecer nos primeiros resultados e ter um aumento significativo no tráfego! Podemos te ajudar nisso, saiba mais.

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