• Entendendo a Relevância de Links – Part2
Entendendo a Relevância de Links – Part2
Falamos anteriormente sobre como entender a relevância de links internos ou externos. Indo um pouco mais a fundo no assunto hoje vamos falar sobre outros fatores que afetam a relevância dos mesmos.
Texto Âncora
O Google utiliza o texto âncora para entender melhor do que se trata a página que está recebendo o link, ou seja, uma página que recebe um link com texto âncora “otimização de sites”, o Google irá acreditar que aquela página aborde este assunto.
O papel do texto âncora é que além do “voto” ele oferece ao Google mais um indício sobre o assunto daquela página e aumenta a relevância daquele da página receptora.
Local do Texto Âncora
O local do link também é um fator que vai alterar a relevância dele, tanto para o setor interno (links do mesmo domínio), quanto no setor externo. Links no corpo do conteúdo principal da página e próximas a imagem são mais valiosos que links no rodapé.
Relevância e Conteúdo
Links de sites ou páginas que abordam assuntos ou tópicos relacionados ao site receptador também são mais valiosos que sites não relacionados. Imagine que você tenha um e-commerce de suplementos alimentares e que você tenha conseguido dois links em sites diferentes, um link em um portal que aborde somente assuntos de maromba e outro link em um portal de artigos científicos.
Para o Google o link do portal de assuntos de maromba terá muito mais relevância do que o link conseguido em um portal de artigos científicos. Isso não quer dizer que você não precise mais de links como este, mas sim, que podemos diferir links quantitativos e qualitativos e o quanto vale a pena perder tempo e/ou dinheiro com cada um deles.
Autoridade e Confiança
Conseguir links com um potencial em autoridade e confiança é bastante difícil e na grande maioria dos casos, pode ser bem caro. No caso de autoridade, vamos imaginar que você tenha um site de carros usados, neste caso, você deve procurar sites, portais ou blogs que já tenham uma boa autoridade no mesmo mercado. Além de algumas ferramentas específicas disponíveis no mercado temos o próprio Google que pode lhe dar algumas dicas de quem possui uma boa reputação no nicho em que você procura, basta realizar algumas pesquisas.
Confiança é algo parecido, porém, diferente de autoridade. A autoridade, em si, não leva em consideração se é difícil para spammers infiltrarem na página ou no site de ligação, mas no caso da confiança isso é algo importante.
É muito importante analisar links externos de um determinado domínio para saber quais outros sites se ligam a ele. Quanto mais links em sites confiáveis este cara ter, mais confiança ele pode transmitir para os sites em que ele liga, da mesma maneira seria uma análise negativa.
Page Rank
O page rank não faz muito tempo, foi completamente destituído pelo Google, mas a forma como este índice influencia a web vai continuar. Só para conhecimento, ele foi desenvolvido por Sergey Brin e Larry Page, mas falaremos com profundidade sobre o page rank em outro artigo.