• Google remove anúncios do lado direito e mantém quatro anúncios no topo
Google remove anúncios do lado direito e mantém quatro anúncios no topo
Teste de 4 blocos de anúncio no topo, identificado por usuário em Setembro de 2010. Desde 2006, o Google vem realizando testes com seus resultados de pesquisas. Em 2 de setembro de 2010, ele iniciou alguns testes com 4 blocos de anúncios no topo e, desde então, estes testes foram intensificados. De acordo com Matt Mcgee, o Google confirmou no dia 19/02 que já iniciarão essa migração em estado global. Em resumo, o Google deixará de exibir anúncios em seus resultados de busca na sidebar da direita; em vez disso, vai mostrar quatro anúncios no topo e mais 3 na parte inferior, a baixo dos resultados orgânicos.
Essa alteração será permanente?
Ainda não temos certeza se isso será permanente ou se realmente o Google está realizando um teste por um período maior, para, enfim, colherem dados conclusivos que levarão uma alteração definitiva. Diante do Google, sabemos que ele não faz uma atualização global a critério de testes, mas por hora este é nosso quadro. Sabemos que isso afeta diretamente os anunciantes e que agora é hora de você Analista de PPC ou de SEO, ficar de olhos bem abertos em seus dados e principalmente sondar diversos blogs e sites como o Webmaster Word – Google AdWords Switching to 4 Ads on Top, None on Sidebar atrás de informações.
Muda Alguma Coisa?
Os testes realizados até o momento não apresentam nenhum tipo de alteração visual dos anúncios, apenas acrescentando mais um bloco nos resultados.
Qual impacto?
O cenário não é tão satisfatório para pequenas empresas e há bastante controvérsias sobre o saldo ser positivo ou negativo do ponto-de-vista de empresários e analistas. Ainda não obtivemos nossas conclusões diante de nossos projetos, mas estamos bastante curiosos para ver como ficarão daqui pra frente os resultados de CTR dos posicionamentos, tanto orgânicos, quanto dos links patrocinados.
Estudo da MOZ
Dr. Pete Meyers realizou um estudo bem bacana e o publicou no blog da MOZ – Four Ads on Top: The Wait Is Over. Nele, ele exemplifica em gráficos seu estudo e aqui vão alguns insights:
O gráfico acima mostra, de 21 de janeiro até o dia 18 de fevereiro, o crescimento gradativo das impressões de 4 blocos de anúncios para os termos em análise onde podemos observar claramente o salto dado entre 16 e 18 de fevereiro.
O gráfico a cima mostra que, em 18 de fevereiro os resultados de pesquisa que apresentavam 4 blocos de anúncios, já passavam os resultados que apresentavam apenas 2 blocos. Acreditamos que hoje este percentual já tenha crescido muito mais. Dr. Pete Meyers conclui, em seu estudo, que é improvável que ainda esteja em fase de teste e que essa migração talvez seja permanente.