Google Ads ou SEO: Qual Compensa Mais?

Google Ads ou SEO: Qual Compensa Mais?

Google Ads ou SEO: Qual Compensa Mais?

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Ao montar o planejamento de marketing do seu negócio, você se deparará com inúmeras opções de estratégias digitais a serem aplicadas na publicidade da sua empresa para fazer com que ela chegue até o público-alvo.

Nesse momento, a maioria das pessoas costuma optar pelas alternativas que estão em evidência, sem questionar se elas são eficientes para os objetivos do seu negócio. No final, os resultados atingidos acabam não superando as expectativas, porque as escolhas foram feitas sem levar em conta o panorama da sua empresa.

Para que você não passe por esse problema, no conteúdo a seguir vamos falar mais sobre duas ferramentas muito utilizadas no marketing atual: o Google Ads e o SEO. Qual deles será que compensa mais para o seu negócio? Essa é a pergunta que você saberá responder após a leitura do nosso artigo. Acompanhe!

Quais são as diferenças entre o Google Ads e o SEO

Quais são as diferenças entre o Google Ads e o SEO?

Antes de escolher entre o Google Ads e o SEO é preciso entender as principais características e funcionalidades de cada uma dessas estratégias. Ainda que sejam diferentes, ambos os conceitos estão ligados à busca das empresas por um melhor posicionamento do seu site no ranking dos mecanismos de pesquisa.

Derivado da língua inglesa, o termo SEO significa “Search Engine Optimization” ou otimização para os mecanismos de busca. Na prática, essa técnica é feita por meio da inserção de práticas orgânicas (que não envolvem nenhum pagamento) nos conteúdos e na estrutura do site, buscando posicioná-lo nas primeiras posições.

Enquanto isso, o Google Ads é uma plataforma em que você pode pagar por uma palavra-chave específica, assim toda vez que ela for mencionada no buscador aparecerá entre os resultados sugeridos um link direcionando para uma publicação da sua empresa.

Por que usar o Google Ads?

No momento, o Google Ads é uma das ferramentas mais importantes para quem pretende investir no marketing digital com intuito de alavancar a visibilidade e as vendas do seu negócio. Na sequência, colocamos uma série de fatores que podem indicar se você deve ou não apostar nessa estratégia. Confira!

Vantagens

O uso do Google Ads faz com que seus produtos e serviços apareçam no momento certo para usuários realmente interessados que estejam procurando na internet por soluções como as oferecidas pela sua empresa. Outros benefícios da aplicação dessa estratégia são:

  • Aumento do número de acessos no seu site;
  • Direcionamento dos anúncios para públicos específicos;
  • Adaptação da campanha digital conforme o orçamento do seu negócio;
  • Retorno de investimento mais rápido que outros tipos de estratégia;
  • Maior visibilidade e reconhecimento da sua empresa.

Desvantagens

Em alguns casos é comum que as campanhas de Google Ads não atraiam o resultado esperado pelos negócios. Isso acontece principalmente porque as funcionalidades da ferramenta não foram exploradas de maneira adequada dentro da publicidade digital. Entre as situações que afetam a eficácia do Google Ads destacam-se:

  • A escolha de palavras-chaves irrelevantes para o segmento do seu negócio;
  • O pouco conhecimento acerca do funcionamento da plataforma;
  • A segmentação errada do público de cada campanha;
  • A falta de avaliação das métricas obtidas com os anúncios publicados.

Por que usar o Google Ads

Por que apostar no SEO?

Se você não dispõe de orçamento para usar as ferramentas pagas de marketing, saiba que existe a possibilidade de atrair visualizações para a sua empresa de modo orgânico com as técnicas de SEO, que farão com que seu site seja encontrado mais rápido pelos usuários. A seguir, conheça os prós e os contras de investir nesse tipo de estratégia!

Vantagens

Ainda que os resultados do uso de SEO não sejam imediatos para a sua empresa, a implementação adequada dessa estratégia a longo prazo contribui para a visibilidade do seu negócio nos mecanismos de pesquisa, trazendo os seguintes retornos:

  • Fidelização da audiência interessada nas soluções entregues por sua empresa;
  • Acompanhamento completo da jornada de compra;
  • Aumento de métricas como a taxa de permanência no site;
  • Redução de gastos com a publicidade do seu negócio.

Desvantagens

Só que nem sempre o SEO será a estratégia ideal para alcançar os resultados que sua empresa procura. De modo geral, essa técnica não costuma funcionar muito bem nas seguintes situações:

  • Para negócios que buscam retorno imediato dos seus investimentos;
  • Para quem não entende como funcionam os algoritmos dos buscadores;
  • Para as empresas que querem uma estratégia implementada de forma rápida.

Nesses casos, o melhor é repensar o planejamento de marketing da sua empresa na internet, porque a falta de resultados satisfatórios nas campanhas pode ser consequência dos investimentos feitos em ferramentas erradas.

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