• O que são as atualizações do Google?
O que são as atualizações do Google?
Você já deve ter notado que praticamente todos os softwares que utilizamos em nosso dia a dia passam por atualizações, ou seja, melhorias. E quando falamos nos buscadores, conhecidos também como sites de pesquisa, isso não é diferente.
São as famosas atualizações do Google, que movimentam os profissionais de marketing digital e SEO (Search Engine Optimization) e geram muitas dúvidas, principalmente entre os leigos. A verdade é que entender e colocar em prática essas atualizações é imprescindível.
Isso porque a relevância e a visibilidade de um site estão diretamente relacionadas aos updates publicados pelo Google. Pensando nisso, criamos este conteúdo especialmente para esclarecer algumas das principais dúvidas sobre o assunto, acompanhe.
Atualizações do Google: o que são e qual a importância
O Google funciona mais ou menos assim: um usuário tem uma dúvida, digita uma palavra-chave no buscador e os robôs da plataforma vão de link em link analisando e identificando as páginas com resultados relevantes para a pesquisa realizada.
Quando erros e bugs são relatados nesse processo, surgem as oportunidades de melhorias. Afinal, as atualizações do Google acontecem com base na experiência do usuário, visando entregar resultados cada vez melhores e mais relevantes.
Os updates feitos pelo Google modificam o funcionamento do algoritmo do buscador, que determina a ordem em que os resultados de uma pesquisa aparecem. Dessa forma, para entender as atualizações do Google precisamos entender como funcionam os algoritmos.
Você pode se interessar por esses outros conteúdos:
O que é o algoritmo do Google?
Basicamente, o algoritmo do Google existe para definir os principais critérios que devem ser levados em conta para garantir a experiência dos usuários que visitam uma página na internet. Com base nesses critérios é que o posicionamento desses links é definido.
Neste processo, são levados em conta diferentes fatores, como o uso de palavras-chaves (palavras ou termos utilizados pelos usuários durante a pesquisa), a velocidade de carregamento da página, o tempo médio de permanência do usuário, entre outros.
Cabe aos profissionais de SEO (Search Engine Optimization) definirem as melhores estratégias para melhorar o posicionamento de um site ou página específica, levando em conta a experiência dos usuários, os algoritmos e os updates feitos pelo Google.
Principais atualizações do Google nos últimos anos
É possível identificar diversas atualizações do Google, de menor ou maior impacto. Existem as atualizações diárias e os Core Updates, que são grandes atualizações que geralmente acontecem anualmente e geram mudanças mais bruscas.
Ao longo dos anos surgiram algumas das grandes e mais importantes atualizações nos algoritmos do Google. Confira algumas delas.
PANDA
Nesta atualização, o objetivo foi punir sites com conteúdo de baixa qualidade. Os elementos analisados variam entre textos copiados ou duplicados, backlinks ruins, taxa de rejeição elevada, número baixo de visitantes recorrentes, entre outros.
PENGUIN
Aqui o foco foram as estratégias de link building não legítimas. Compra de backlinks, criação de redes de blog próprias que redirecionam para o seu site, excesso de links em textos âncoras, entre outras práticas começaram a ser punidas.
HUMMINGBIRD
O uso de palavras-chaves passou a ser mais complexo. A partir desta atualização, o algoritmo também começou a considerar a utilização de palavras-chaves relacionadas e long tails, assim como a semântica e o contexto dos termos incluídos no texto.
PIGEON
A atualização fez com que as páginas de busca passassem a mostrar os resultados de acordo com a posição geográfica dos usuários e o Google começou a entregar informações mais completas (endereço, telefone, preço, entre outras), especialmente para pequenas e médias empresas.
MOBILEGEDDON
Considerando o número de usuários que acessam páginas e sites através dos dispositivos móveis, esta atualização passou a aumentar a relevância da otimização de conteúdos para tablets e smartphones como fator de ranqueamento nos buscadores.
RANKBRAIN
Nesta atualização, os robôs do Google começaram a adquirir aprendizados a partir das pesquisas feitas pelos usuários. Ou seja, passaram a entregar resultados melhores mesmo nos casos em que os termos pesquisados são imprecisos ou ambíguos.
FAVICON e Posição 0
Uma das atualizações do Google mais recentes, o Favicon e posição 0 passam a considerar os ícones de imagens associados aos sites, assim como as otimizações featured snippet de conteúdo como fatores de ranqueamento.
Como ficar em dia com as atualizações do Google?
Não tem muita saída: se você pratica ações de SEO no seu site e tem como objetivo ter uma presença digital sólida, é impossível ignorar as constantes atualizações nos algoritmos do Google, responsáveis pelo ranqueamento e posicionamento das páginas.
Sendo assim, o ideal é ficar sempre atento ao mercado. E mais do que isso, basear as suas estratégias de criação de conteúdo na experiência dos usuários é um dos passos mais importantes para conseguir as primeiras posições no buscador.
Além de uma equipe de marketing digital, para não ser penalizado pelas atualizações mais recentes do Google saiba que existem diversas ferramentas que analisam o seu site e podem ser úteis para manter o bom posicionamento das suas páginas.
Algumas dessas ferramentas são Google Analytics, Website Auditor (PowerSuite), Copyscape, Open Site Explorer, Duplicate Page Finder, Siteliner, Small SEO Tools, Pingdom, GTmetrix, Web Page Test, Web Page Analyzer e SEO Spyglass.
Google Disavow Tool, Web of Trust, Planejador de Palavras-Chave, Google Meu Negócio e
RankTracker são outros exemplos de ferramentas que podem ajudá-lo a manter o seu site sempre atualizado e com conteúdos realmente relevantes para o público.
Seu site atualizado com a 3xceler
Conhecer as atualizações do Google e, principalmente, colocar em prática ações estratégicas de marketing digital para melhorar o ranqueamento do seu site é estar um passo à frente da concorrência e priorizar a experiência dos usuários.
A equipe da 3xceler está sempre em busca de novidades e atualizações que possam ser aplicadas para alavancar o seu posicionamento do seu site e melhorar os resultados do seu negócio no ambiente digital, refletindo nas vendas, no relacionamento com os clientes e nos lucros.
Ficou interessado em conhecer melhor os nossos serviços? Não perca mais tempo, entre em contato com os nossos atendentes e agende o quanto antes um bate-papo.