• Qual é o papel do algoritmo do Google?
Qual é o papel do algoritmo do Google?
Hoje em dia, conquistar as primeiras posições nos resultados de buscas feitas no Google, um dos maiores sites de pesquisa do mundo, é o sonho de qualquer empresa inserida no ambiente digital. Mas, como o posicionamento dos links é definido?
Para os profissionais de marketing digital e SEO (Search Engine Optimization), entender o que é e qual o papel do algoritmo do Google é um dos principais desafios enfrentados. Isso porque são os algoritmos que definem o ranqueamento das páginas.
Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que o Google preza pela experiência do usuário. Logo, as atualizações são constantes para garantir que os algoritmos apresentam os melhores resultados. A seguir, falaremos mais a respeito, confira.
Entenda como funciona o algoritmo do Google
Seja para saber o significado de uma palavra, comprar uma roupa, aprender uma receita de bolo ou simplesmente ficar atualizado sobre o reality show do momento, o Google é uma das ferramentas mais utilizadas. E você já se perguntou como ele escolhe esses links?
Basicamente, um algoritmo é uma sequência lógica de instruções que são atividades através de um comando específico. No caso do algoritmo do Google, a sequência é atividade quando o usuário faz uma pesquisa no buscador, utilizando palavras-chave.
As operações ativadas definem a disposição dos resultados considerando uma série de critérios. Para os usuários, esse processo acontece de forma muito rápida. No entanto, profissionais de marketing e SEO sabem que existem três grandes etapas envolvidas.
Rastreamento
Os robôs virtuais, chamados de Googlebot no caso do Google, vasculham o conteúdo de cada URL encontrada na web e armazenam essas informações no servidor. O objetivo é organizar as páginas disponíveis em um grande banco de dados.
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Indexação
As páginas são registradas no banco de dados considerando as palavras que elas contém. Na hora de selecionar os links, o buscador seleciona apenas aqueles que apresentam palavras-chave relevantes para que a página apareça quando o usuário fizer a busca.
Ranqueamento
Quando o usuário faz uma busca, o Google consegue identificar e apresentar os links com melhores resultados. A ordem de relevância é classificada pelo algoritmo do Google, que analisa diversos fatores de ranqueamento que podem mudar ano após ano.
Para os profissionais de marketing e SEO, é importante entender o papel dos algoritmos e das atualizações do Google para planejar estratégias de criação de conteúdos e otimizações internas que melhorem o posicionamento das páginas nos resultados de pesquisas.
Algoritmo do Google: fatores de ranqueamento avaliados
O mecanismo de busca do Google realiza uma pesquisa que leva em conta uma série de fatores, fórmulas e algoritmos para retornar resultados aos usuários. De modo geral, é possível destacar alguns dos aspectos mais importantes considerados nesse processo.
- Palavras digitadas na barra de busca: o Google analisa todas as palavras digitadas e procura links com conteúdos correspondentes.
- Correspondência da pesquisa: os termos de pesquisa são buscados no índice das páginas para encontrar as mais apropriadas, levando em conta a frequência e onde essas palavras-chave aparecem (título, cabeçalho, corpo do texto).
- Classificação por utilidade: a data de criação dos conteúdos, o número de vezes que a palavra pesquisada aparece no texto e a experiência do usuário na página também são aspectos avaliados para classificar a utilidade do link.
- Interpretação do contexto: hoje em dia o buscador também consegue fazer uma avaliação mais profunda das páginas, considerando o contexto do conteúdo e comparando com o contexto da pesquisa feita pelo usuário.
Para quem trabalha com conteúdo e SEO, alguns dos fatores de ranqueamento mais importantes são: autoridade do domínio, relevância dos links, originalidade, qualidade e relevância do conteúdo, uso de palavras-chave e palavras relacionadas, tempo de permanência do usuário, velocidade de carregamento da página e design responsivo.
Principais atualizações do algoritmo do Google
É impossível não falar sobre atualizações do algoritmo do Google. Ao longo dos anos e de forma contínua, o Google trabalha para entregar a melhor experiência possível para os usuários, ao passo em que dificuldades e bugs no processo de pesquisa são identificados.
Enquanto algumas atualizações são simples e passam quase despercebidas, outras merecem atenção redobrada, como é o caso das atualizações: PANDA, PENGUIN, HUMMINGBIRD, PIGEON, MOBILEGEDDON, RANKBRAIN e FAVICON e Posição 0.
A PANDA, a primeira das grandes atualizações, o Google passou a punir conteúdos de baixa qualidade. Na PENGUIN, as estratégias de link building não legítimas foram o alvo, enquanto na HUMMINGBIRD, as palavras relacionadas começaram a ser consideradas.
Com a PIGEON, as pequenas e médias empresas ganharam mais destaque e os resultados passaram a ser exibidos considerando a localização do usuário. Na MOBILEGEDDON, a atualização favoreceu no ranking os sites mobile friendly, com design responsivo.
Com a RANKBRAIN, o algoritmo começa a aprender com as buscas dos usuários e fazer conexões entre elas para fazer a busca e ranquear os resultados. A FAVICON e Posição 0 é uma das mais recentes e passa a considerar ícones de imagens e otimizações featured snippet de conteúdo, por exemplo, como fatores de ranqueamento.
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