Qual é o papel do algoritmo do Google?

Qual é o papel do algoritmo do Google?

Qual é o papel do algoritmo do Google?

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Hoje em dia, conquistar as primeiras posições nos resultados de buscas feitas no Google, um dos maiores sites de pesquisa do mundo, é o sonho de qualquer empresa inserida no ambiente digital. Mas, como o posicionamento dos links é definido?

Para os profissionais de marketing digital e SEO (Search Engine Optimization), entender o que é e qual o papel do algoritmo do Google é um dos principais desafios enfrentados. Isso porque são os algoritmos que definem o ranqueamento das páginas.

Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que o Google preza pela experiência do usuário. Logo, as atualizações são constantes para garantir que os algoritmos apresentam os melhores resultados. A seguir, falaremos mais a respeito, confira.

Qual é o papel do algoritmo do Google_

Entenda como funciona o algoritmo do Google

Seja para saber o significado de uma palavra, comprar uma roupa, aprender uma receita de bolo ou simplesmente ficar atualizado sobre o reality show do momento, o Google é uma das ferramentas mais utilizadas. E você já se perguntou como ele escolhe esses links?

Basicamente, um algoritmo é uma sequência lógica de instruções que são atividades através de um comando específico. No caso do algoritmo do Google, a sequência é atividade quando o usuário faz uma pesquisa no buscador, utilizando palavras-chave.

As operações ativadas definem a disposição dos resultados considerando uma série de critérios. Para os usuários, esse processo acontece de forma muito rápida. No entanto, profissionais de marketing e SEO sabem que existem três grandes etapas envolvidas.

Rastreamento

Os robôs virtuais, chamados de Googlebot no caso do Google, vasculham o conteúdo de cada URL encontrada na web e armazenam essas informações no servidor. O objetivo é organizar as páginas disponíveis em um grande banco de dados.

Indexação

As páginas são registradas no banco de dados considerando as palavras que elas contém. Na hora de selecionar os links, o buscador seleciona apenas aqueles que apresentam palavras-chave relevantes para que a página apareça quando o usuário fizer a busca.

Ranqueamento

Quando o usuário faz uma busca, o Google consegue identificar e apresentar os links com melhores resultados. A ordem de relevância é classificada pelo algoritmo do Google, que analisa diversos fatores de ranqueamento que podem mudar ano após ano.

Para os profissionais de marketing e SEO, é importante entender o papel dos algoritmos e das atualizações do Google para planejar estratégias de criação de conteúdos e otimizações internas que melhorem o posicionamento das páginas nos resultados de pesquisas.

Fatores de ranqueamento avaliados

Algoritmo do Google: fatores de ranqueamento avaliados

O mecanismo de busca do Google realiza uma pesquisa que leva em conta uma série de fatores, fórmulas e algoritmos para retornar resultados aos usuários. De modo geral, é possível destacar alguns dos aspectos mais importantes considerados nesse processo.

  1. Palavras digitadas na barra de busca: o Google analisa todas as palavras digitadas e procura links com conteúdos correspondentes.
  2. Correspondência da pesquisa: os termos de pesquisa são buscados no índice das páginas para encontrar as mais apropriadas, levando em conta a frequência e onde essas palavras-chave aparecem (título, cabeçalho, corpo do texto).
  3. Classificação por utilidade: a data de criação dos conteúdos, o número de vezes que a palavra pesquisada aparece no texto e a experiência do usuário na página também são aspectos avaliados para classificar a utilidade do link.
  4. Interpretação do contexto: hoje em dia o buscador também consegue fazer uma avaliação mais profunda das páginas, considerando o contexto do conteúdo e comparando com o contexto da pesquisa feita pelo usuário.

Para quem trabalha com conteúdo e SEO, alguns dos fatores de ranqueamento mais importantes são: autoridade do domínio, relevância dos links, originalidade, qualidade e relevância do conteúdo, uso de palavras-chave e palavras relacionadas, tempo de permanência do usuário, velocidade de carregamento da página e design responsivo.

Principais atualizações do algoritmo do Google

É impossível não falar sobre atualizações do algoritmo do Google. Ao longo dos anos e de forma contínua, o Google trabalha para entregar a melhor experiência possível para os usuários, ao passo em que dificuldades e bugs no processo de pesquisa são identificados.

Enquanto algumas atualizações são simples e passam quase despercebidas, outras merecem atenção redobrada, como é o caso das atualizações: PANDA, PENGUIN, HUMMINGBIRD, PIGEON, MOBILEGEDDON, RANKBRAIN e FAVICON e Posição 0.

A PANDA, a primeira das grandes atualizações, o Google passou a punir conteúdos de baixa qualidade. Na PENGUIN, as estratégias de link building não legítimas foram o alvo, enquanto na HUMMINGBIRD, as palavras relacionadas começaram a ser consideradas.

Com a PIGEON, as pequenas e médias empresas ganharam mais destaque e os resultados passaram a ser exibidos considerando a localização do usuário. Na MOBILEGEDDON, a atualização favoreceu no ranking os sites mobile friendly, com design responsivo.

Com a RANKBRAIN, o algoritmo começa a aprender com as buscas dos usuários e fazer conexões entre elas para fazer a busca e ranquear os resultados. A FAVICON e Posição 0 é uma das mais recentes e passa a considerar ícones de imagens e otimizações featured snippet de conteúdo, por exemplo, como fatores de ranqueamento.

Principais atualizações do algoritmo do Google

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