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Google atualiza o “Teste Meu Site”
Lançada em setembro de 2016, a ferramenta “Teste Meu Site” do Google ajuda empreendedores a verificarem o desempenho de seus sites em dispositivos móveis. Tendo em vista que o mobile está superando o desktop em utilização, as empresas se preocupam com a eficiência de suas páginas no canal.
Recentemente, o Google lançou uma versão 2.0 da ferramenta, que é gratuita e simples de usar. Basta digitar a URL do site para que ele seja avaliado. A importância de um recurso como esse aparece num momento em que as pesquisas indicam que páginas cujo carregamento demora mais de 3s tendem a perder usuários.
A comodidade que os smartphones e tablets trazem, já que permitem acesso à web em basicamente qualquer local ou momento, produz, em contrapartida, uma geração de consumidores impacientes.
Critérios
A avaliação dos sites envolve três critérios: a otimização da página para dispositivos móveis, a velocidade em dispositivos móveis e a velocidade em computadores.
A otimização para mobile avalia a eficiência da adaptação da página para os dispositivos móveis. Esse quesito leva em consideração aspectos como tamanho dos botões (já que são acionados pelos dedos dos usuários), redimensionamento dos elementos e legibilidade dos textos.
Para avaliar a velocidade, o Google considera o “peso” dos elementos, como imagens, vídeos, músicas, dentre outras aplicações. Esse quesito é decisivo, pois pesquisas do próprio Google indicaram que 46% das pessoas se sentem incomodadas com a demora do carregamento de páginas em mobile. Estudos apontam que a cada segundo demorado, as visualizações da página tendem a cair em 11%.
Relatório
Os testes têm duração aproximada de 1 minuto. A aferição da velocidade é realizada em 3G, e não em 4g, pois a maior parte das conexões móveis ainda é desse tipo ou inferior. A ferramenta analisa HTML, CSS e JavaScript em diferentes dimensões e telas.
A atualização incluiu mais itens em análise e a produção de um relatório sobre os pontos fracos do site, inclusive em comparação com outras páginas de mesma temática ou setor de atuação. Além disso, o “Teste Meu Site” mostra uma estimativa em porcentagem de visitantes que a página deixa de receber por conta da demora no acesso em mobile, disponibilizando, ainda, sugestões de como a página pode ter um desempenho melhor, aprimorando seus códigos.
Em tempos de alta concorrência, informação nunca é demais. A análise dos dados e das dicas do Google é valiosa, já que é fornecida por quem realmente entende do assunto. A elaboração de estratégias eficazes em otimização evita que o usuário desista de seu site e corra para a concorrência.