SEO para mobile requer cuidados especiais

SEO para mobile requer cuidados especiais

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A utilização de dispositivos móveis está ultrapassando o desktop. A comodidade de acessar o conteúdo desejado a qualquer hora e lugar tem se popularizado, de modo que as empresas devem estar atentas quanto à maneira com que disponibilizam suas informações. O acesso de sites via mobile tem suas diferenças em relação ao desktop, e isso precisa ser levado em consideração na hora de otimizar as páginas.

Ao adaptar os sites para mobile, deve-se pensar sempre na experiência do usuário diante da tela do celular. Para ser bem-sucedido nessa estratégia, listamos algumas dicas:

Otimize o conteúdo

O ponto principal do processo de ranqueamento de um site é a verificação das palavras-chave mais relevantes ao público. Essas palavras tendem a ser mais curtas nas buscas via mobile do que no desktop.

Não necessariamente os textos devem ser mais curtos no mobile. Se possível, ótimo, mas não deixe de incluir as informações necessárias. Tudo é uma questão de solucionar problemas de leitura e visibilidade. Para evitar a impressão de “texto cansativo”, divida-o em parágrafos e subtítulos

Utilize links e botões facilmente identificáveis e clicáveis (lembrando que as pessoas estão utilizando os dedos). A navegação entre as páginas do site deve ser fácil, sem pop-ups, vídeos ou músicas automáticas, já que o usuário poderá estar em local público.

Aumente a velocidade

As pesquisas indicam que as páginas que demoram mais de 3s para carregarem começam a perder visitas. Lembre-se de que a conexão 4G no Brasil não é das melhores.

Assim, evite conteúdos muito pesados, como vídeos e imagens em alta resolução. Uma dica é comprimir e diminuir o peso dos elementos da página. A técnica lazy-roading pode ser vantajosa nesse sentido, pois permite o carregamento dos itens da página conforme o rolamento, e não o conteúdo inteiro de uma só vez.

Transmita segurança

Embora a utilização do mobile esteja crescendo consideravelmente, os índices de compra no canal não têm acompanhado esse ritmo. Isso se deve pelo receio que a maioria da população tem quanto a questões de segurança.

É interessante investir na obtenção de selos de segurança, como “Verified by Visa” e “MasterCard SecureCode” para transmitir confiança aos usuários. O processo de compras via mobile deve ser o mais simplificado possível. Mantenha os formulários curtos e objetivos, evitando a utilização de várias páginas durante o processo.

Utilize localização geográfica

Uma maneira de segmentar e atrair pessoas que estejam próximas do seu negócio são as ferramentas de geolocalização. Cada vez mais, o usuário realiza pesquisas em busca de opções perto dele, como por exemplo “dentista em Pinheiros”. Esse tipo de busca é uma excelente oportunidade de ranqueamento. A geolocalização também permite a realização de promoções locais.

Use códigos QR

Os códigos QR são opções práticas para acessar informações relevantes. Eles podem ser aplicados sobre materiais impressos e permitir acessar diretamente o site da empresa sem digitá-lo. Também podem ser aproveitados nas embalagens dos produtos para que se possa obter informações sobre sua utilização, preços e opiniões de outros consumidores, por exemplo. Também pode oferecer opções mais práticas de pagamento.

Concluindo

A telefonia celular é cada vez mais uma ferramenta de pesquisas e negócios. É preciso, no entanto, que a experiência digital seja adaptada ao mobile, considerando que os comportamentos do consumidor tendem a ser diferentes nesse canal, em relação ao desktop. Muitas vezes, a página no mobile é o primeiro contato com a empresa, e precisa ser otimizada para que as primeiras impressões já sejam positivas, caso contrário, clientes e conversões podem ser perdidos.

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