• Tudo sobre a nova indexação mobile do Google
Tudo sobre a nova indexação mobile do Google
O Google está lançando uma nova indexação para o sistema mobile, o que nos leva a uma nova classificação de listas de pesquisas com base na versão móvel do conteúdo, inclusive para anúncios que são mostrados para usuários de desktop. Acompanhe agora o que muda com a nova indexação mobile do Google.
O que está mudando realmente?
Como mais e mais pesquisas acontecem no smartphone, o Google quer, por óbvio, que seu índice e os resultados representem a maioria de seus usuários, que hoje são os pesquisadores móveis.
O Google começou a usar a versão móvel da web como o seu motor de busca índice primário, ou seja, o Google tem rastreado a web a partir de um ponto de vista do navegador desktop desde o seu início, mas e agora o Google está mudando isso para rastrear a web a partir de uma tela do browser móvel.
Meu site móvel tem menos conteúdo do que o meu site desktop. Devo ficar nervoso?
Sim, e muito. O “muito”, claro, não é para agora, mas para um futuro bem próximo, você deve ficar nervoso por demais. O Google afirmou que vai olhar para a versão móvel do seu site. Se tiver menos conteúdo na página do mobile do que a versão desktop, o Google provavelmente só irá ver a versão móvel com menos conteúdo.
E sobre o conteúdo expansível no celular?
Com sites desktop, o Google disse que o conteúdo oculto em guias, acordeões, caixas expansíveis e outros métodos não seriam ponderadas de forma taxativa. Mas quando se trata de mobile, o Google disse que para conteúdos como estes serão dados um peso total se feito para fins de experiência do usuário. A ideia é que o conteúdo expansível faça sentido no mobile e não tanto no desktop.
Devemos esperar grandes mudanças nos rankings do Google?
Na verdade, eles querem que haja uma mudança mínima no ranking em torno desta mudança. É claro que é muito cedo para dizer, mas seu objetivo não é ter grande impacto da mudança de indexação nos rankings atuais.
Informando que a nova indexação já acontecendo para alguns usuários no mundo e, em breve, deve chegar a todos.
Será que o Google tem índices diferentes para celular e desktop?
Eventualmente, o Google planeja ter apenas um índice baseado em conteúdo móvel, para servir anúncios de usuários móveis e desktop.
Mas, durante este período de lançamento, teremos dois: desktop e mobile-first. Um grupo menor de usuários irá obter resultados fora do mobile-first índice. Não é algo que alguém será capaz de controlar. As pessoas provavelmente não terão nenhuma ideia de qual índice eles estão realmente usando.
Como o Google acredita no crescimento da indexação mobile, eventualmente, este será o único índice utilizado.
Parâmentos: será necessário mudá-los?
O Google afirmou que os paramentos não precisarão de alteração, bastará manter suas tags canônicas como estão e seguir suas recomendações.
Eu já posso ver a mudança e o impacto nos resultados de pesquisa?
Não! O Google disse que você não deve ser capaz de ver a mudança e o impacto do mobile-first índice agora. Na verdade, o Google disse que espera pouco ou nenhum impacto depois de a indexação estar totalmente implementada.