Transforme a jornada do consumidor em conversões

Transforme a jornada do consumidor em conversões

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A Black Friday 2016, que promete se tornar a maior de todos os tempos, se aproxima a passos largos e as principais marcas do país já estão com seu planejamento traçado para o evento. No entanto, sempre fica alguma coisa para aprimorar e a atração do cliente é algo que deve ser aperfeiçoado até o último instante. Conosco você viu inúmeros modos de atrair e converter no e-commerce, como Buyer Personas e outros artigos relacionados, mas um ponto que deve ser discutido ao extremo é a jornada do consumidor e em como ela pode ser convertida em venda.

Entendendo a jornada do consumidor

Por que entender a jornada do consumidor é tão importante?

Simples, porque ela é chave para trazer o cliente até o seu negócio e concretizar a venda. É este caminho que lhe dará, em grande parte, a construção de sua buyer persona.

A título de informação: a jornada é o processo de pesquisa pelo qual cada comprador passa antes de decidir qual produto ou serviço irá adquirir. O bom e velho caminho que os consumidores fazem de loja em loja até encontrarem algo que gostem e caiba no bolso.

No caso do e-commerce, a mesma pesquisa existe, no entanto, as ferramentas da internet são capazes de oferecer informação completa sobre a jornada do consumidor e, tais dados bem analisados e interpretados, podem fornecer tudo que você precisa para deslanchar em conversões e vendas.

Estágios da jornada

Alguns estágios são importantes para compreender essa jornada. São eles:

Estágio de Consciência: seu estômago começou a doer. Você ainda não sabe o motivo e ainda não pensou no que fazer sobre o assunto. Você só sabe que está doendo.

Estágio de Consideração: a dor persiste e você pensa em algumas soluções: ir à farmácia, ir ao médico especialista, ir ao pronto socorro ou procurar a solução no Google.

Estágio de Decisão: você decide que vai a uma farmácia. A decisão final de compra é em qual farmácia você vai.

Entendendo esses estágios, as conversões serão uma questão de tempo e quantidade.

Principalmente porque elas revelam muito mais do que o caminho para a “mina de ouro” que é a alma do cliente, elas mostram tudo que você tem feito de errado em seu e-commerce.

Por exemplo, é muito comum observar lojas de e-commerce que oferecem seus produtos sem relatar seus benefícios. Ou seja, é como uma loja que vende vitaminas, mas apenas coloca o nome da vitamina no site, sem explicar quais os benefícios dela (ajuda a prevenir doenças como dor de estômago? Nosso “cliente” na explicação dos estágios vai querer seu produto, mas só se você disser).

Um produto, por melhor que ele seja, precisa de especificações comerciais e atrativas. Mesmo os lançamentos do iPhone são preenchidos pelas novidades na comparação com as versões anteriores para atrair seus clientes e, se os produtos da Apple precisam disso, quiçá os demais produtos e serviços.

Aprenda como tornar mais atrativo seu produto e serviço dentro do seu e-commerce baseado na jornada do consumidor com a Agência 3xceler. Sabemos exatamente o que fazer para seu e-commerce faturar alto.

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