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Google vai punir sites mobile com pop-ups intrusivas
Os pop-ups possuem uma função dentro do marketing online, porém, este é um expediente que muitos insistem em utilizar de forma inadequada e à exaustão que, usando o vocabulário correto, se torna muito chata para quem visualiza a tela do computador nestes casos. Agora pense em um pop-up intrusivo que não fecha dentro da tela contida do seu smartphone? Pior ainda, não é mesmo? Pois o Google se cansou disso e irá punir todos a partir de 2017.
Com a palavra, o Google
Páginas que mostram pop-ups intrusivas proporcionam uma experiência mais pobre para os usuários do que outras páginas onde o conteúdo é imediatamente acessível.
Isto pode ser (e é) problemático em dispositivos móveis, onde as telas são muito menores do que as telas em desktops e em notebooks.
Baseado nesses conceitos, Doantam Phan, Gerente de Produto do Google, veio a público e deu o seguinte esclarecimento:
“As páginas que exibem pop-ups intrusivos oferecem uma experiência do usuário mais insatisfatória que outras páginas nas quais o conteúdo é acessível imediatamente”, comentou Phan.
“Para melhorar a experiência de pesquisa em dispositivos móveis, depois do dia 10 de janeiro de 2017, as páginas nas quais o conteúdo não é facilmente acessível para um usuário na transição dos resultados da pesquisa para dispositivos móveis não estarão com uma classificação tão alta”, finalizou.
Anúncios pop-ups que podem ser penalizados
– Mostrando um pop-up que cobre o conteúdo principal, que surge imediatamente após o usuário navegar para uma página de resultados da pesquisa, ou enquanto eles estão olhando através da página;
– Exibir um pop-up independente que o utilizador tem de fechar antes de acessar o conteúdo principal;
– Usando uma disposição em que a porção da dobra de cima da página é semelhante a um intersticial independente, mas o conteúdo original foi embutido por baixo da dobra.
Abaixo imagens de pop-ups que serão punidos pelo Google:
Anúncios pop-ups que não serão penalizados
Nem todos os pop-ups, no entanto, serão penalizados. O Google disse que os seguintes tipos de anúncios seriam aceitáveis “se utilizados de forma responsável”. Veja abaixo:
– Pop-ups que parecem ser uma resposta a uma obrigação legal, como por uso de cookies ou para verificação de idade;
– Entre diálogos em sites onde o conteúdo não é indexável publicamente. Por exemplo, quando inclui conteúdo privado, tais como e-mail ou conteúdo indexável, que está atrás de um acesso pago;
– Banners que utilizam uma quantidade razoável de espaço na tela e são facilmente descartáveis.
Abaixo imagens dos pop-ups aceitáveis pelo Google: