• Grandes tendências em Social Media para 2017
Grandes tendências em Social Media para 2017
O mercado de marketing digital está em expansão no mundo todo e tende a crescer em 2017. Há algumas redes sociais que já apontam o caminho a seguir.
Mensagens sociais
Quando as pessoas discutem mídia social, sempre parece haver mais foco em redes sociais do que em aplicativos de redes sociais. Isso é muito estranho, considerando que aplicativos de mensagens tem uma comunidade muito maior de usuários do que as redes sociais. De fato, o WhatsApp, Facebook Messenger, Viber e WeChat juntos têm mais usuários do que as grandes redes: Facebook, Twitter, Linkedin e Instagram.
Mensagens over-the-top (OTT) e mensagens SMS são a forma de comunicação preferida dos milenaristas. 62% da geração do milênio são mais leais às marcas que envolvê-los através desses canais e cerca de dois bilhões de usuários usarão mensagens através de aplicativos OTT em 2018.
A luta contra notícias falsas
A cada ano, mais e mais pessoas, especialmente a geração do milênio, estão se voltando para a internet como sua principal fonte de notícias em vez de TV, jornal ou rádio. Como resultado, tem havido um aumento de “notícias falsas” de sites que deliberadamente publicam e circulam informações imprecisas sobre eventos atuais.
Vimos o pior durante a crise política de 2016. Notícias falsas foram compartilhadas amplamente no Facebook, no Twitter e em outras plataformas sociais. Agora, o Facebook já está tomando medidas para conter notícias falsas que aparecem no site. Essas “lojas de notícias” não são mais permitidas para anunciar na plataforma.
Mas a luta contra notícias falsas não é susceptível a parar por aí. A Alemanha já está considerando uma legislação para sites de mídia social que permitem a proliferação de notícias falsas. As novas gerações, e as mais antigas também, obtêm suas notícias cada vez mais da mídia social e os que optarem pelo correto trabalho de pesquisa e da disseminação de notícias verdadeiras e transparentes, conseguirão melhores resultados.
Conteúdo autêntico e vídeos
O YouTube foi construído com base em vídeos que capturam momentos reais e não filtrados. Agora, a mídia social está levando para outro nível, oferecendo o conteúdo em tempo real. O vídeo em fluxo contínuo foi popularizado pela primeira vez pelo Periscope do Twitter. Agora Facebook Live chegou.
Os vídeos sociais têm muito mais engajamento do que qualquer outro formato de conteúdo, e têm sido responsáveis por um grande crescimento no Facebook. Mesmo fontes de notícias estão citando vídeos do Facebook Live quando cobrem eventos importantes. O mundo da mídia está mudando graças ao vídeo ao vivo.
O Instagram está agora testando a sua própria opção de vídeo ao vivo, e não será a última plataforma para a implementação de streaming de vídeo ao vivo. A mídia social está se tornando fascinada pelo conteúdo vivo e autêntico, uma das principais, se não a principal, tendência em mídia social para 2017.