Mobile: Pesquisa aponta consumidor impaciente

Mobile: Pesquisa aponta consumidor impaciente

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Uma pesquisa encomendada pelo Google para a consultoria Provokers detalhou alguns comportamentos do consumidor brasileiro quanto ao acesso a websites, inclusive em dispositivos móveis. As informações foram obtidas a partir de 1011 brasileiros, usuários de smartphones, das classes ABC. 41% dos entrevistados disseram que deixam de voltar ao site se tiverem uma experiência ruim, reforçando a importância das primeiras impressões.

Demora

De acordo com a pesquisa, 43% dos entrevistados não hesitam em visitar o site da empresa concorrente se o site demora a carregar ou se as informações não estiverem facilmente acessíveis.

Um dado alarmante é que, segundo um levantamento, três entre quatro sites levam mais de 20 segundos para abrir. Esse dado preocupa quando confrontado com a informação de que 53% dos consumidores desistem de acessar uma página que demore mais de 3 segundos para carregar, sendo que 79% querem encontrar as informações que procuram instantaneamente.

Esses dados são importantes para que as empresas e desenvolvedores de websites percebam as reais necessidades e exigências do público. É necessário investir em tecnologias que otimizem as páginas, tanto no desktop quanto nos dispositivos móveis, de modo que a navegação seja mais rápida, afinal, ninguém quer ver o consumidor indo para a página do concorrente porque a velocidade do site está baixa. Outro ponto importante é a arquitetura da informação, isto é, a estruturação do site, de modo que quem o acessar encontre aquilo que precisa facilmente, em poucos cliques.

Conteúdo Personalizado

Outro dado relevante obtido pelo estudo foi a importância da experiência personalizada. 56% dos entrevistados preferem comprar em sites ou aplicativos que registrem preferências. Esse tipo de experiência ganha destaque especialmente com o público jovem, já que essa taxa sobe para 64% na faixa entre 18 e 34 anos. Metade dos entrevistados também afirmaram que preferem sites e apps que recomendem produtos e deem dicas de tendências, com base nos históricos de compras.

Esses dados reforçam a importância das pesquisas de mercado e de segmentações mais profundas. Elas permitem que as empresas adquiram informações mais detalhadas sobre os gostos de seu público, bem como de seu processo de decisão de compra e hábitos de consumo. Quanto maior for o conhecimento das empresas sobre o consumidor, mais relevante e personalizado será o conteúdo que poderão oferecer.

Concluindo

O consumidor brasileiro está cada vez mais informado e exigente. As informações levantadas revelam prioridades, como: fácil acesso à informação, maior velocidade no mobile e dicas relevantes. Esses dados apontam caminhos a serem seguidos, como otimização do tempo online, melhorias na arquitetura das páginas e investimentos em marketing de conteúdo. Como sempre, é importante ouvir o que o consumidor tem a dizer antes de tomar decisões e escolher as melhores estratégias.

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