Normas da CFM sobre o marketing para médicos e clínicas

Normas da CFM sobre o marketing para médicos e clínicas

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Há pouco mais de um ano, mais especificamente no mês de setembro de 2015, o Conselho Federal de Medicina (CFM), publicou no Diário Oficial da União, ajustes específicos nas regras para divulgação de assuntos médicos por todos os meios de publicidade existentes. Tais normas, por óbvio, abrangem todos os meios digitais para marketing na área de saúde, incluindo até mesmo questões relativas às selfies.

O novo texto estende o alcance das resoluções normativas e o Manual da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (CODAME) às mídias sociais dos médicos, que não eram tratadas pela resolução anterior (1.974/11).

A saúde é sempre um tema delicado e as normas da CFM são condizentes com a preservação de tal nobre área profissional. Para realizar o bom marketing digital para médicos é impreterível dominar as regras e adaptá-las as técnicas de publicidade online. Aqui mostraremos as diretrizes. Veja:

Anúncio comerciais para empresas

Nenhum médico poderá realizar comerciais publicitários, essa é uma das regras que entram em vigor na data da publicação do texto no Diário Oficial da União e, exatamente por isso, não temos visto mais a presença de médicos em comerciais, como era muito comum especialmente na área dentária.

Mesmo lideranças de entidades da categoria estão proibidas de participarem de anúncios de empresas comerciais ou de seus produtos, qualquer que seja sua natureza. Anteriormente esta limitação contemplava produtos como medicamentos, equipamentos e serviços de saúde. Com o ajuste, se estende a outros, como gêneros alimentícios e artigos de higiene e limpeza, entre outros. Métodos e técnicas também estão vedadas pelo código.

Selfies

Outro ponto importante é a regulamentação das selfies nas clínicas e consultórios. Atualmente os médicos são proibidos de divulgar este tipo de fotografia, assim como imagens e/ou áudios que caracterizem sensacionalismo, autopromoção ou concorrência desleal.

O mesmo vale para a promoção de resultados sobre o próprio trabalho em pacientes no estilo comercial já conhecido como “antes e depois”, mesmo que o resultado tenha anuência do paciente, não poderá ser vinculada com caráter publicitário.

Redes sociais

Com o tema uso das redes das mídias sociais (sites, blogs e canais no facebook, twitter, instagram, youtube, whatsapp e similares), e ancorado nas determinações da Resolução CFM nº 1974/2011, mantém-se vedado ao médico anunciar especialidade/área de atuação não reconhecida ou especialidade/área de atuação para a qual não esteja qualificado e registrado junto aos Conselhos de Medicina.

É importante ressaltar que o Conselheiro Emmanuel Fortes Cavalcante, 3º vice-presidente do CFM e responsável pelas propostas, coloca-se aberto a mudanças futuras pelo dinamismo do tema, mas que essas são as normas a serem seguidas no momento.

O competitivo mercado da saúde e o marketing digital

Muito bem temos regras que acautelam a publicidade na área de saúde, mas, isso não muda o fato de que a concorrência entre médicos e clínicas é a maior em todos os tempos. E como se destacar mesmo com tantas restrições? Utilizando o marketing digital para médicos.

O marketing digital para médicos e clínicas é muito mais do que um sorriso no rosto e uma marca de pasta de dente na mão.

O marketing digital permite a criação de conteúdo de qualidade sobre a sua área específica, sem ferir nenhum item da CFM e sem autopromoção, apenas mostrando o seu conhecimento para os pacientes e difundindo sua clínica nos motores de busca, o Google em especial.

Sim, você pode utilizar as redes sociais

Em nenhum momento foi proibida a participação de médicos nas redes sociais, regras foram feitas e elas devem ser seguidas, mas não há proibição.

Postagens corretas, seguindo explicitamente a CFM são capazes de aferir seu público-alvo e conseguir destaque perante a concorrência. Vide o exemplo que temos em nosso portfólio do Dr. Wendell Uguetto, para o qual realizamos também um serviço de Social Media altamente bem-sucedido.

Um site e/ou blog bem-feitos, limpos e informativos, também são de grande ajuda para conquistar clientes (na estratégia de marketing, o paciente é seu cliente, mas sem esquecer do lado humano, evidentemente), superar a concorrência e fazer de sua clínica um sucesso.

Entre em contato com a Agência 3xceler e descubra como fazer marketing para clínicas e consultórios seguindo todas as regras da CFM. 

 

Criação de Sites Responsivos