O que são personas?

O que são personas?

bg

Personas são em primeiro lugar uma ferramenta, um método que consiste em criar modelos e personagens fictícios que definem demografia, temperamento, ou seja, servem para segmentar e identificar diferentes consumidores-alvo de seu produto ou serviço. Eles são responsáveis por guiar praticamente todo o planejamento de um projeto, seja um site, uma landing page ou um aplicativo. O objetivo desta ferramenta é desenvolver uma linguagem, abordagem, impacto, apelo visual, arquitetura de informação, ux, entre outros fatores que atinjam o maior número possível de tipos de consumidores.

A criação de personas permite que você:

  • entenda o que estimula segmentos diferente do mercado, além do que lhes agrada ou desagrada em todos os aspectos;
  • estabeleça relações com os diferentes tipos de personalidade que entrarão em contato com seu produto;
  • atender às diferente necessidades de maneira funcional;
  • compreenda que todos os usuários chegam ao seu negócio em estágio diferentes de compra;

Na Prática

Vamos tentar deixar mais clara nossa conversa seguindo este exemplo. Pense que iremos desenvolver um site para uma loja que vende quadros de parede para clientes finais e para construtora. Os dois tipos de consumidores são bastante distintos em renda, talvez idade, personalidade e principalmente seus interesses e suas motivações que o levarão a uma compra. Enquanto um tipo de consumidor compra para sí mesmo, o outro compra pensando em projetos e clientes futuros. Nossa meta com a criação de personas é desenvolver um site que converse, gere engajamento e venda de maneira efetiva para os dois tipos de consumidores que levantamos. 

Benefícios dos Personas

Criando personas, você será capaz de enxergar os clientes que você almeja e compreender os padrões e comportamentos de compra de seus usuários. Com estas informações você pode moldar uma experiência que facilite a persuasão das pessoas, gerando um conteúdo que ambos irão consumir, imagens que causem impacto, usabilidade entre outros.

Há Controversas?

Já trabalho com planejamento há um bom tempo e nem todos concordam que a criação de personas é de fato uma ferramenta eficiente. Algumas pessoas acreditam que não precisamos de dados tão específicos para vender para nossos clientes. O que acho uma coisa totalmente absurda, afinal, para que existe o nosso querido e brilhante Marketing? (rs)

Vamos deixar claro que a criação de personas não analisa cliente por cliente, o objetivo da criação de personas é entender tendências, comportamentos e padrões apresentados por segmentos de mercado.

Criando Personas

A fase da criação dos personas é muito importante, pois qualquer informação equivocada na hora de criar seu persona, pode trazer erros maiores ao final do projeto. Para isso, é necessário conhecer seus clientes, quanto mais você tiver informações sobre eles, mais fortes e eficientes serão seus personas. Em alguns casos, você terá que criar personas secundários para atender sites complexos e garantir que todos os segmentos do mercado sejam considerados. Minha orientação é que você desenvolva de 4 a 6 tipos de personas em seu projeto.

Dica

Faça um breve questionário a seus clientes atuais e para que eles respondam crie algumas recompensas, pesquisas bem realizadas podem trazer muitas informações valiosas sobre seu mercado, produto ou serviço, se o seu negócio é algo local, colha informações geográficas e demográficas. Minha dica é que você extraia informações comportamentais de seus usuários em seu site atual ou de sites que eles gostem.

Criação de Sites Responsivos