• Perceba quando seu cliente está pronto para a conversão
Perceba quando seu cliente está pronto para a conversão
Eles existem e você sabe disso! Potenciais clientes para o seu negócio, ávidos por comprar seu produto ou serviço e, se não fazem contigo, farão com outra marca ou empreendimento. Se o seu negócio não consegue convertê-los, há algo errado na sua estratégia de marketing. Primeiro, você sabe onde eles estão? Sabe quais são os estágios de um cliente quando ele está quase se tornando uma conversão? Se não sabe as respostas para essas perguntas básicas e essenciais, será difícil vencer no competitivo mercado online.
Exatamente por isso, criamos este artigo para mostrar quando o seu cliente está ficando pronto para a conversão. Veja:
Os estágios para a conversão
Vamos começar com o mais importante. Os tópicos que definem o momento em que um cliente está quase chegando ao momento mais aguardado, a efetivação da compra.
- O momento da conversão realmente acontece no quarto e no quinto tópico e, claro, nestes estágios você deve agir.
- O cliente realiza a conversão na opção escolhida;
- O cliente explora as opções disponíveis para encontrar o que precisa;
- O cliente percebe a necessidade;
- O cliente escolhe a melhor solução dentre as soluções disponíveis para encontrar o que precisa;
- O cliente usa essa opção novamente quando precisa ou tem outra necessidade.
- O primeiro passo é desenvolver uma buyer persona
Temos um artigo explicando exatamente como fazer para definir sua buyer persona, peça fundamental para atrair o público-alvo para o seu negócio, afinal, se ninguém visitar o seu site, jamais conseguirá produto ou serviço algum.
Dentro de nosso artigo “Aprenda a definiar personas para seu e-commerce” você encontrará dica para desenvolver sua buyer persona utilizando aspectos como:
- Área geográfica;
- Idade;
- Rendimento;
- Ocupação.
A jornada do cliente
Muito bem, você já tem uma buyer persona, mas, e o caminho percorrido pelo cliente até o ato da conversão? Não? Então trate de conseguir.
Conhecido como Customer Journey Map, a jornada é acompanhada pela persona desde o início do trajeto e o acompanha por todo o caminho feito, compreendendo cada passo para tornar seu produto ou serviço atrativo a ele quando se depara com seu site.
Algo como “Bingo! É isso que eu procuro depois da tanta pesquisa”.
Identificando as palavras-chave utilizadas
Não basta saber uma palavra sozinha bastante buscada no Google, é preciso identificar os termos completos, ou seja, as palavras-chave de cauda longa.
Essas são as palavras-chave que envolvem muitas palavras nela.
Portanto, se o seu negócio vende camisas esportivas, por exemplo, não basta estar bem posicionado com este termo, é preciso saber quais camisas esportivas são as mais buscadas (esporte, clubes).
Exemplo: camisa esportiva oficial do Barcelona. Se você não se atentar a esses detalhes, ficará para trás.
Intenções dos usuários
Existem três tipos de intenções de usuário:
Navegacional: o cliente quer encontrar um site tipo “o melhor site de compras”.
Informação: o cliente quer obter alguma informação, por exemplo, “como recuperar dados de um PC de disco rígido danificado”.
Transicional: o cliente está pronto para comprar alguma coisa, por exemplo, “melhor preço de serviço de recuperação de disco rígido para PC”.
Marketing de conteúdo e redes sociais
Uma das grandes estratégias online envolve o marketing de conteúdo. Com ele você atrai potenciais clientes que se sentem atraídos pelo que escreve em seu site, blog ou em redes sociais.
Quanto mais relevante for, mais seguidores terá prontos para entrar nos estágios de conversão. E quanto mais as pessoas forem leais a você nas redes sociais, mais eles estão propensos a realizar conversões.
Interação, marca maior da internet e do século 21, pode ser o empurrão que falta para transformar visitantes em conversões. Lembre-se sempre disso.