• 200 Palavras-chaves negativas para economizar em sua campanha
200 Palavras-chaves negativas para economizar em sua campanha
Escrevemos há pouco tempo sobre o que é e como utilizar a lista de negativação do Google Ads, e quanto isso pode ajudar a reduzir seus custos e otimizar suas campanha de anúncio no Google. Só para recapitular, a lista de palavras-chave negativas são palavras e/ou frases que você quer que seus anúncios não imprimam na hora em que o usuário realiza uma pesquisa no Google, contendo a palavra em sua lista. Ou seja, seria o mesmo que você dissesse: “Google, não imprima meus anúncios sempre que algum usuário pesquisar por “como fazer limpeza”.
Para você que administra sua própria conta de anúncios ou, principalmente, se você é um analista que cuida de diversas contas e vários nichos diferentes, é muito importante que você crie uma lista de termos negativos generalizados. O que é isso? São termos que você deve negativar em quase todas as campanhas ou em um determinado segmento. Para isso, separei um pouco mais de 150 termos para você aplicar em sua campanha. Mas lembre-se, faça isso com cautela e valide item a item antes de incluir em sua campanha para não correr o risco de negativar alguma coisa que possa fazer sentido para sua campanha.
Construa e Alimente
Para construir essa lista você vai precisar ser bem detalhista, pois cada campanha e cada grupo de anúncio tem seu próprio posicionamento único no mercado. Portanto, não use esta lista de palavras-chave negativas de maneira aleatória ou generalizada, isso não vai funcionar! Você não deve pegar uma lista de negativação gerada para um grupo de anúncio de Ultrassonografia e replicar em outro grupo de Raio-x.
Claro, provavelmente alguns termos podem ser compartilhados entre estas listas de negativações, mas não todos!
Importância da Negativação
A lista de negativação para campanhas de Google Ads é pressuposto fundamental! Quero ressaltar a GRANDE importância que ela tem e lhe dizer que quem sobe uma campanha de Google Ads sem antes fazer uma boa base de negativação, está literalmente fadado a rasgar dinheiro! É isso mesmo, rasgar dinheiro!
Já peguei campanhas de clientes que, baseado nos últimos seis meses de sua campanha, antes de nossa gestão, estava literalmente rasgando cerca de 37% de sua verba mensalmente. Você tem ideia do tamanho do prejuízo? Tem ideia do tempo perdido?
Analista ou empresário, seja lá quem for que esteja consumindo este conteúdo. Se todos os dias você está fazendo negativações e parece que isso não acaba nunca… Sinto lhe dizer, mas você está fazendo errado! Você pode e deve usar os tipos de correspondências a seu favor na hora de fazer sua lista de negativação!
A lista de palavras-chave negativas abaixo é uma ajuda e um ponto de partida quando você está decidindo quais as palavras você não quer associar com os seus anúncios quando você vai iniciar uma campanha no Google Ads.
Evitar Candidatos de Empregos
Com estes termos você pode impedir que seus anúncios sejam exibidos para usuários que procuram emprego relacionado ao seu negócio, produto ou serviço:
- carreira
- carreiras
- emprego
- a contratação de
- estagiários
- de estágio
- estágio
- estagiário
- de emprego
- empregos
- vaga
- recrutador
- recrutamento
- currículo
- salário
- cv
- currículo
- curriculum
Intenção de Compra
Vale a pena também criar uma lista para usuários que pesquisam ou procuram por informação, ou seja, não tem uma intenção de compra formada e tem um potencial muito baixo de se tornar um lead ou um cliente. Utilize estes com cautela, pois se você aplica uma estratégia de inbound marketing em seu negócio, talvez não seja legal utilizá-las! Mas para uma campanha nova ou que busque de fato usuários mais quentes e prontos para compra é indicado.
- sobre
- definição
- comparação
- diagrama
- exemplo
- exemplos
- história
- mapas
- amostra
- modelo
- versão
- quais são
- o que é
- qual
- onde
- quando
- porque
- por que
- pq
- como
- fazer
Pechinchadores
Se o negócio que você está trabalhando não é focado em usuários que pesquisam por preços ou querem pagar o mais barato possível pelo serviço ou produto, talvez essa lista pode ajudar que pesquisa por clientes que estão preocupado com preço e não com a qualidade, consequentemente, com poder aquisitivo maior. Considero este caso bem delicado, então se você pretende utilizar a critério de teste, crie uma campanha ou grupo de anúncios adicional para se concentrar nesses conceitos de descontos.
- negociar
- barato
- baratinho
- free
- gratuito
- grátis
- custo
- de desconto
- desconto
- de liquidação
- liquidação
- preço
Faça você Mesmo
Quem nunca teve problema com aqueles usuários que preferem colocar a mão na massa ao invés de comprar ou solicitar algum serviço? Com essa lista você pode segmentar melhor seu serviço ou produto.
- artesanato
- criar
- criação
- feita à mão
- como fazer
- fazer
- em casa
- caseiro
- como resolver
- como aplicar
Materiais de Produto
Criamos esta lista de tipos de materiais de produtos que uma empresa não oferece. A maioria das empresas industriais B2B têm orçamentos limitados. De modo geral, é uma ideia bacana para não apresentar seus anúncios para as pessoas que pesquisam por algum tipo de material que seu cliente não fornece:
- alumínio
- cerâmica
- algodão
- tecido
- vidro
- ouro
- ferro
- couro
- metal
- papel
- plástico
- borracha
- prata
- inoxidável
- aço
- pedra
- vinil
- madeira
- pvc
- mdf
- acrílico
- porcelanato
- inox
Aulas e Educação
Se você tem um serviço de otimização, mas não dá treinamentos, por exemplo, essa lista pode ajudar a evitar usuários que pesquisam por uma formação, cursos e afins.
- classe
- aula
- faculdade
- faculdades
- de cursos
- de cursos
- de educação
- estudar
- escolas
- download
- baixar
- de formação
- universidades
- universitário
Pesquisas e Estatísticas
Supondo que você tenha um orçamento de publicidade limitado, vale evitar apresentar seus anúncios para usuários que pesquisam por informações gerais, pesquisas e estatísticas.
- associações
- livro
- ebook
- e-book
- download
- artigo
- conteúdo
- imagem
- imagens
- png
- jpeg
- gif
- logo
- pronto
- estudos
- de caso
- guia
- revista
- jornal
- revistas
- métricas
- notícias
- new
- pesquisa
- revisão
- avaliações
- estatísticas
- status
- sucesso
- histórias
- tutorial
- tutoriais
- youtube
- vídeo
- vimeo
- you tube
- dicas
- canal
Utilize essas listas com cautela e sempre procure alimentar as suas campanhas conforme adquirir informações, analisando o relatório de termos de pesquisas de suas campanhas de Google Ads. Espero que essa dica ajude você e, por favor, pare de ficar negativando termos em exata, isso só vai tomar seu tempo.