• Práticas para aumentar as conversões no e-commerce
Práticas para aumentar as conversões no e-commerce
A internet é extremamente volátil. Uma novidade surge a cada dia e é preciso ficar preparado para não perder nenhuma chance de conversão. Existem muitas ferramentas e iniciativas fantásticas para conseguir a conversão e aumentar as vendas, mas a maioria é desconhecida pelo grande público. Na etapa do checkout, por exemplo, é possível diminuir radicalmente o índice de abandono de carrinhos e aumentar os lucros.
Segundo pesquisa do Baymard Institute, feita no ano de 2015 com sites de e-commerce no mundo inteiro, mostrou que 68% dos compradores online não finalizam suas compras. No Brasil, os números preocupam mais ainda, segundo pesquisa do Ibope. A fuga está em 76% em sites de decoração, enquanto que os sites de informática possuem uma fuga de 83%. Para o lojista, a única forma de não colaborar com essa estatística é aprimorar suas formas de conversão no e-commerce.
Uma página mais rápida, gera mais conversões
Todos nós queremos navegar por sites rápidos, que carreguem as imagens com velocidade e nos dê as opções que desejamos bem depressa. Essa velocidade aumenta em questões mais importantes como consulta bancária ou realização de uma compra.
A rapidez e um checkout transparente garante confiança e eficácia, podendo aumentar a conversão em até 30%. Dessa maneira, o cliente não pensa em procurar o produto que deseja em outro site, pois já efetuou a compra no seu e-commerce.
E uma das melhores maneiras de fazer isso é colocando a página de compra na mesma no qual o internauta iniciou sua procura. Assim, quando ele encontrar o que deseja, bastará usar as ferramentas de checkout já inseridas no layout da página e comprar.
Um importante fator a considerar é a adaptação da loja à plataforma móvel. De acordo com pesquisa da e-bit, mais de 37% dos acessos às lojas virtuais no Brasil têm origem em smartphones e tablets, e esse número tende a aumentar ano a ano.
Onde está o botão “comprar”?
É uma medida básica, mas que muitos não prestam atenção, aliás, até mesmo as gigantes da internet cometem esse erro, mudando seus botões Call to Action diversas vezes.
Publicação da Inc. Magazine provou que o fato de destacar o botão de compra na página pode ajudar a alavancar a conversão em até 33%.
Outro aspecto a considerar é o autopreenchimento. Quem é gosta de preencher o endereço completo quando o CEP já pode fazer quase tudo sozinho? Mais, depois da primeira conversão, crie um sistema para que tudo seja preenchido com o CPF do cliente para as próximas compras.
Cartão de crédito de preferência
No varejo em geral, o cartão de débito e o pagamento em dinheiro ainda são os reis das compras, mas isso muda no mundo online. O brasileiro prefere realizar seus pagamentos em e-commerce com o cartão de crédito majoritariamente.
Assim sendo, coloque a opção do cartão de crédito primariamente, deixando as demais como opções secundárias. E tenha certeza de colocar as informações necessárias para a compra na ordem do cartão de crédito. Nada de começar solicitando o código que fica atrás do cartão, o cliente não gosta disso. Quanto maior a comodidade, melhor para a conversão.
Como aspecto final, ofereça a possibilidade de compra com dois cartões de crédito. O limite de crédito não pode ser um empecilho, principalmente porque a maioria das pessoas têm dois ou mais cartões, ou seja, a compra será feita, se não for no seu e-commerce, será na loja que oferecer a chance de compra com dois ou mais cartões.
Atendimento
O bom atendimento é marca essencial nas conversões em e-commerce. Aliás, o bom atendimento é a marca para as vendas de todas as formas de comércio.
Coloque-se no lugar do cliente e tente tirar todas as dúvidas que ele possa ter com antecipação. Também forneça um canal de atendimento por meio de telefone, chat online e outros. Um discurso assertivo para o cliente pode aumentar em até 4% a chance de conversão.