• Pesquisa aponta os aplicativos que dominam smartphones
Pesquisa aponta os aplicativos que dominam smartphones
A importância dos smartphones na atualidade é fato mais do que constatado por diversas pesquisas. Um dado importante, identificado em estudo publicado pela comScore neste ano, é que as pessoas têm passado cada vez mais tempo nos aplicativos do que em outros sites da internet nos próprios smartphones e no desktop. A maior parte do tempo é gasta em uma pequena quantidade de apps, dominada pelo Facebook. Os dados são referentes ao comportamento da população dos Estados Unidos, mas é possível detectar tendências semelhantes em outros locais, inclusive no Brasil.
A predominância do Smartphone
É possível notar que o tempo gasto nos aplicativos de smartphones é superior ao desktop, à internet dos smartphones e ao tablet, que segue menos utilizado. A exceção fica por conta da faixa em idade mais avançada, que mantém o conservadorismo do desktop, ao contrário da faixa de 18 a 24 anos, que o utiliza consideravelmente menos.
Conteúdos
A pesquisa também apontou o tempo gasto com cada tipo de conteúdo em aplicativos para mobile. Por exemplo, 96% do tempo em que as pessoas acessam mapas, acontece em aplicativos para mobile. No varejo (em Inglês – Retail), em contrapartida, menos da metade do engajamento vem de aplicativos. Notícias (News), apesar de ainda pouco acessadas via apps, apresentaram o maior crescimento em aplicativos em comparação com o ano passado.
Concentração
Um fato importante, e talvez preocupante, é que as pessoas, independentemente da faixa etária, têm concentrado o seu tempo sempre nos mesmos aplicativos, com predomínio do Facebook, exceto na faixa de 18-24 anos, em que o uso do YouTube o supera. Nessa mesma faixa, o Snapchat ocupa a terceira posição, sendo muito menos utilizados pelos usuários de outras idades. As pesquisas via Google (Google Search) aparecem em todos os rankings, ficando na segunda posição entre os mais velhos, que tendem a usar menos as redes sociais.
90% do tempo gasto pelos usuários em aplicativos de smartphones é utilizado apenas nos cinco primeiros dos rankings, o que indica um poderosa concentração do tempo das pessoas nos mesmos conteúdos.
Menos downloads
Outro aspecto relevante apontado pela pesquisa é o fato de que, por conta dessa concentração de aplicativos, as pessoas estão baixando novos apps cada vez menos. Mais da metade dos pesquisados não baixa novos aplicativos por mês. A outra metade adota uma postura mais ativa em busca de novos aplicativos, mas em baixas quantidades. A geração dos millenials é a que mais defende que tem baixado novos apps em relação ao ano passado.
A faixa de usuários abaixo dos 35 anos também é a mais propensa a realizar compras via aplicativos, já que 70% afirmaram ter realizado ao menos uma compra do tipo nos últimos 12 meses.
Notificações
Mais um fato identificado pela pesquisa é que as pessoas têm se demonstrado um pouco mais tolerantes com as notificações dos aplicativos. Os dados apontam que os pesquisados permitiram mais as notificações em seus smartphones neste ano do que no ano passado. O grupo abaixo dos 35 anos é, novamente, o que mais aceita as notificações, mas essa faixa, em contrapartida, demonstra incômodo quando a quantidade de notificações é excessiva.