• Planejamento estratégico para faturar alto na Black Friday 2016
Planejamento estratégico para faturar alto na Black Friday 2016
A pouco mais de um mês da Black Friday Brasil 2016, as principais empresas do varejo online já começaram a se planejar, afinal de contas, trata-se de um mercado de mais de 1,5 bilhão de reais em vendas somente no varejo online de acordo com os números da E-Bit sobre a Black Friday Brasil 2015 e, as expectativas para esse ano é de crescimento mesmo com a crise, pois os números do e-commerce nacional apontam crescimento superior de 5%, assim sendo, não há razão para não acreditar no aumento das vendas online na principal data do varejo neste ano.
E a sua empresa já se planejou para a Black Friday? Já elaborou as peças de divulgação de seus descontos? Não? Então continue conosco e veja a importância do planejamento para a Black Friday 2016.
Concorrência altíssima
A primeira Black Friday, do ano de 2010, reunia apenas 50 empresas de varejo participantes, hoje, todas as grandes empresas participam do evento.
Desde Lojas Americanas, Carrefour, Wal-Mart, Ponto Frio, Casas Bahia, Magazine Luiza e até mesmo empresas de serviços tidos como incomuns para esses tipos de eventos, como consultórios odontológicos oferecendo descontos em suas consultas exatamente neste dia da Black Friday, além das plataformas de vendas como OLX, retratam o nível de competitividade que a Black Friday possui agora.
Conquistar o consumidor não é tarefa fácil e exige planejamento prévio.
Leia ou contrate quem entenda os relatórios sobre o evento
Não existe uma fórmula fixa para se sobressair na Black Friday, no entanto, um primeiro passo seria compreendê-la em sua essência, assim como a do público-alvo que espera pelo evento.
É indicado que as lojas iniciem sua preparação com cerca de 6 meses antes da data, mas começar depois não impossibilita o sucesso na Black Friday, se este for o seu caso, corra que ainda dá tempo de se organizar.
No entanto, quanto antes o e-commerce se preparar para o evento, melhor será a sua participação e mais organizada será a sua experiência durante as 24 horas de descontos e promoções online.
Um ponto de partida é utilizar os relatórios oferecidos pelo seu ERP (Enterprise Resource Planning), buscando os melhores e piores produtos em venda e as categorias de produtos mais vendidos. Dessa forma, é possível direcionar as suas campanhas, verificar se as suas ações de marketing foram eficazes, avaliar qual foi o grau de conversão em vendas, além de tomar nota de quais ações não geraram o retorno esperado, buscando novas soluções para esses casos.
Caso não possua a expertise para melhor compreensão desses dados, sua empresa deve contratar uma agência especialista no assunto.
Divulgação feita por profissionais do marketing digital
Muito bem, você já definiu sua participação na Black Friday 2016, os descontos, produtos e serviços que serão ofertados, agora é a hora de fazer o marketing digital certo para alcançar seu público-alvo e conquistar uma fatia do enorme bolo de mais de 1,5 bilhão de vendas.
Existem vários aspectos técnicos para se considerar no momento de colocar em prática as ações de marketing digital:
- Métricas das redes sociais;
- Exigências nos anúncios gráficos do Google Adwords;
- Palavras-chave e conceitos de SEO para tornar seu produto/serviço visível na busca orgânica;
- Criatividade e know how para criar peças publicitárias que atraiam seu público-alvo, entre outros.
Está ao alcance de todos, pequenos e médios empresários, investir em marketing digital profissional para a Black Friday, por preços que cabem em seu bolso. Não acredite que é possível vencer a concorrência na Black Friday com marketing digital amador, não em meio a tantas empresas com milhões para investir em marketing on e off.
Seja inteligente e contrate uma agência de marketing digital especialista em e-commerce para faturar alto nessa e nas próximas edições da Black Friday.
Outras informações sobre a Black Friday você pode conferir nos artigos “Black Friday – Como Tudo Começou” e “O Sucesso da Black Friday no Brasil“.