Quando é preciso investir em SEO?

Quando é preciso investir em SEO?

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O SEO, Search Engine Optimization, consiste num conjunto de técnicas que otimizam sites para que obtenham melhores ranqueamentos nos mecanismos de busca e, consequentemente, mais visibilidade. Isso é muito importante para os sites de e-commerce, pois auxiliam na geração de leads e em vendas.

Muitas proprietários de negócios do tipo realizam bons investimentos em links pagos, o que também gera resultados, mas investir apenas nessa estratégia pode causar dependência a longo prazo, demandando cada vez mais investimentos. O SEO, por sua vez, tende a gerar resultados mais duradouros. Confira, a seguir, alguns casos em que é preciso investir em SEO.

Dependência de mídia paga

Quando as metas não estão sendo atingidas, a mídia paga, como é o caso dos links patrocinados, é uma solução eficaz. No entanto, com o pensamento a longo prazo, a dependência desse tipo de ação evidencia que há problemas de planejamento. Para que os resultados sejam atingidos organicamente, um trabalho de otimização SEO é a solução, pois resolve possíveis inadequações nas páginas do site, que serão mais bem avaliadas pelos sites de busca.

Tráfego reduzido

Mesmo para quem já investe nas estratégias de SEO, não são raras as atualizações do Google quanto aos seus algoritmos. Essas alterações podem impactar no e-commerce e reduzir a visibilidade e a quantidade de acessos. Dessa forma, acompanhar essas novidades, bem como os posicionamentos e o tráfego do site, permite a identificação de aspectos que podem ser melhorados.

Concorrência se destacando

Da mesma forma que você se empenha para obter destaque na web, os sites da concorrência também vão investir em estratégias de SEO ou de links patrocinados. Por isso, ao analisar o CTR para os principais termos relacionados ao seu negócio, é preciso acompanhar também a evolução dos concorrentes, pois, quando o seu CTR, cai, a visibilidade do concorrente aumenta. Verifique quais termos oferecem as melhores possibilidades de ranqueamento e otimize as páginas de seu site, prestando atenção às titles e descriptions. Além destes, também é necessário otimizar as imagens e URLs.

Pouca diversidade de termos

Ao selecionar os termos para determinar estratégias de SEO, a maior parte das empresas foca na marca e nos produtos da marca. Contudo, para que o trabalho de Search Engine Optimization produza resultados mais duradouros, é preciso também levar em consideração as oportunidades de termos transacionais, mais associados ao produto, levando em conta suas variações, datas sazonais e outras estratégias.

Falta de backlinks de qualidade

O trabalho de linkbuilding é um dos fatores de ranqueamento do Google. Esse trabalho consiste na produção de conteúdo de qualidade em outros domínios que gerem links para páginas de seu site. Para que essa estratégia funcione, é fundamental estudar quais são as páginas do e-commerce em que é preferível investir e quais são os textos âncora mais apropriados para serem incluídos nos textos. A vantagem da geração de links é aumentar a autoridade para o seu site (ou para as páginas específicas trabalhadas), que, em consequência, obtém melhores posições.

O trabalho de SEO pode ser mais lento do que investir em mídia paga, mas, em compensação, gera resultados melhores e por mais tempo. Para isso, é preciso entender o comportamento do consumidor e ter um poder analítico de dados.

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