Primeiros passos para a abertura de sua loja virtual

Primeiros passos para a abertura de sua loja virtual

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Está pensando em se juntar aos milhares de brasileiros que já abriram sua loja virtual? Então saiba que você não está sozinho. O e-commerce continua crescendo e a previsão para 2017 é de alta em torno de 12%, gerando 49,7 bilhões em negócios fechados. Sim, estamos em um período de crise econômica, mas a força do e-commerce não diminui, ao contrário, expande.

Mas o fator lucro não é o único que leva as pessoas a montarem uma loja virtual. Algumas facilidades como não precisar de um local fixo e poder vender para o mundo inteiro, são aspectos que chamam diversos empreendedores ao e-commerce, porém, como em todo ramo de negócios, preparativos devem ser feitos com antecedência para que haja alguma chance de sucesso.

E foi pensando nisso que a Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi-SP) elaborou guias gratuitos sobre os primeiros passos para a abertura de sua loja virtual. Os manuais foram apresentados na Feira do Empreendedor e agora vamos mostrar um resumo sobre as dez etapas dos guias.

Planejamento

A qualidade do produto ou serviço está diretamente ligada ao sucesso do e-commerce. Se seu produto ou serviço está apto a resolver uma determinada carência do mercado, metade do trabalho estará completo.

A outra metade refere-se ao planejamento com uma gestão eficiente, que manterá sua loja ativa e rentável.

Disciplina, horários, estoque, cumprir prazos, análise da concorrência, análise das carências do mercado no ramo inserido, jornada do cliente, posicionamento, nome e registro da loja (são diferenciais importantes na internet também) e os riscos do seu investimento.

Você pode aprender sobre essas questões no próprio Sebrae ou contratando uma empresa especializada em gestão.

Contabilidade

Os impostos devem ser pagos e somente uma boa contabilidade pode garantir que tudo esteja sempre em ordem.

Exemplo: caso sua loja virtual for do segmento de mercadorias, o principal imposto incidente é o estadual Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). Se você não souber disso, ou não tiver tempo para cuidar dessas questões, a contabilidade contratada é a solução.

Os custos variam, claro. Abrir a empresa sozinho, o custo é zero, pela internet de 500 a 1500 reais e com contabilidade especializada, entre 1500 e 3000 reais.

Plataforma utilizada

Antes de escolher a plataforma certa, é preciso estipular quais as delimitações e pretensões da sua empresa e do seu público-alvo.

Há soluções online com código aberto e gratuito ou código proprietário da empresa. Os controles sobre as atualizações feitas no site de sua loja poderão ser afetados com essas opções.

Outra opção é encontrar uma plataforma datacenter especializada em e-commerce, com uma equipe especializada no suporte, além de cuidar para o site seja responsivo, ou seja, adaptável aos aparelhos móveis, uma vez que o e-commerce, e a própria internet, crescem a passos largos no mobile.

Conteúdo

O conteúdo é o chamariz da sua loja e as informações que seus clientes verão ao adentrar em seu site. Divida os conteúdos entre “produto” (descritivos qualificados) e “divulgação” (estímulo de compras, interação nas redes sociais, SEO, banners, promoções e outros.).

Em ambos os casos, profissionais de marketing digital e de performance precisam acompanhar seus trabalhos para que você realize o correto para seu negócio.

Validação

A internet é gigantesca e há muita coisa que padece com a reputação indesejada, comentários negativos e outros.

O empreendedor deve zelar pela reputação de seu negócio e investir em branding, ou seja, investir em sua marca.

Outro aspecto importante que o empreendedor deve considerar são as estruturas da internet e suas configurações. Muitos sites estão desprotegidos hoje pelo simples fato de não terem consultado um especialista para configurar a segurança de sua loja virtual

Você pode até aceitar este risco e fazer tudo sozinho, mas as chances de perda são imensas.

Marketing digital

É simplesmente impossível sobreviver no competitivo mercado de e-commerce nacional sem um trabalho competente de marketing digital.

A conversão de vendas em e-commerce no Brasil é mais baixa do que em outros países desenvolvidos e gira em torno de 1% a 3% sobre as visitas, de acordo com a Abradi-SP.

O que nos diferencia do restante do mundo desenvolvido? Marketing digital de confiança que mostre as pessoas que sua loja é a solução que ele procura. E, uma vez dentro dela, só sairá com a compra efetuada.

Não por acaso o marketing digital opera em três etapas: aquisição, conversão e retenção. Tudo isso por meio das técnicas de SEO, design, links patrocinados e conteúdo, entre outros.

Para saber, entre em contato conosco e saiba tudo sobre marketing digital para e-commerce.

Backoffice

É necessário integrar sua loja virtual incipiente em sistemas responsáveis e que ofereçam todo o suporte que precisar.

Normalmente, o backoffice não está incluído nas plataformas de hospedagem, ou seja, é preciso encontrar serviços de ERP em outras paragens. Há vários especialistas do ramo e você pode contar com eles.

O custo fica normalmente entre 2 e 8 mil reais.

Área jurídica

No aspecto jurídico não há outra saída que não seja estudar e consultar um profissional, jurista, para não ter problemas futuros com a lei.

Exemplo, em trocas e devoluções, há leis claras e específicas que alcançam o e-commerce também (prazo de até 7 dias para troca após o recebimento do produto e também para desistência, por exemplo), e outros termos que você não pode enfrentar o cliente, somente acatar sobre penas maiores a sua loja.

Logística

Considerado um dos aspectos mais importantes pelo E-Commerce Brasil, afinal de contas, sem entrega do produto ou serviço, não há como proporcionar o seu negócio aos outros.

Você deve escolher entre uma entrega via Correios ou por meios próprios (frota própria).

O processo envolvendo a expedição do produto também deve ser plenamente automatizado e eficiente. Um produto não pode demorar horas, ou dias, para sair de seu estoque (ao menos sem aviso prévio ao cliente) e deve oferecer possibilidade de acompanhamento do percurso.

Equipe de trabalho

Você sozinho? Esperamos que não por muito tempo, pois, com o crescimento da sua loja, você precisará de uma equipe e deve ter em mente que os profissionais devem ser do ramo de atendimento, análise de dados, design, finanças, gestão, logística e estoques, marketing e vendas e tecnologia da informação.

Claro, outras áreas podem ser fazer necessárias no futuro, mas, a princípio, essas são as áreas primordiais para o funcionamento de um ótimo e-commerce.

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