• Por que investir em marketing digital em 2022?
Por que investir em marketing digital em 2022?
É inegável que o começo de um novo ano é o momento perfeito para renovar o planejamento estratégico do seu negócio. E como no Brasil o número de pessoas com acesso a internet cresce a cada ano, é praticamente impossível ignorar o marketing digital.
Mas a verdade é que ainda hoje existem empresários, gestores e até mesmo profissionais autônomos que se perguntam: por que investir em marketing digital em 2022? Marketing digital é realmente necessário? Quais as vantagens e os benefícios?
Para princípio de conversa, é necessário entender que ser encontrado pelo público é o desejo de qualquer marca. Sendo assim, em plena era digital podemos dizer que investir em marketing digital é a chave do sucesso. Entenda melhor a seguir.
Marketing digital em 2022: como e por que fazer?
Você já deve estar cansado de saber que o marketing digital consiste em um conjunto de estratégias de comunicação que têm como objetivo divulgar uma marca e comercializar seus produtos e/ou serviço nos meios digitais e melhorar o relacionamento com o público.
O termo marketing digital em 2022, por sua vez, é utilizado para se referir às estratégias de comunicação adotadas considerando as tendências de marketing vigentes no ano. Para que isso seja possível, são utilizados diferentes recursos, tais como:
- mídias sociais;
- e-mail marketing;
- links patrocinados;
- inbound marketing;
- marketing de conteúdo;
- SEO (Search Engine Optimization).
Tudo vai depender do orçamento, do objetivo da estratégia, das características do seu público-alvo e do seu segmento de atuação. Se você tem dúvidas sobre por que investir em marketing digital em 2022, aqui vão algumas das principais vantagens, confira.
Custo-benefício
Uma das vantagens do marketing digital é o custo-benefício. Em comparação às estratégias de comunicação e divulgação nos meios offline, por exemplo, o orçamento necessário para traçar um planejamento de sucesso no ambiente online é compensado pelos resultados.
Em muitos casos, as ferramentas ou recursos necessários acabam sendo até gratuitos, ou então, saindo por um baixo custo. A questão é que ao compararmos a relação entre investimento x resultados, vemos que investir em marketing digital realmente vale a pena.
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Fidelização dos clientes
Foi-se o tempo em que o relacionamento entre a empresa e o cliente terminava no momento em que a compra era finalizada. Hoje em dia, as marcas buscam mais do que simplesmente conquistar novos clientes, mas sim fidelizar os clientes já conquistados.
Com o marketing digital, as ferramentas disponíveis para não perder contato com o consumidor (redes sociais, conteúdos de blog, e-mail marketing, entre outras) permitem que o seu serviço não seja esquecido e despertam o interesse em uma nova compra.
Presença digital
Quem não é visto não é lembrado, principalmente no marketing. Afinal, com as facilidades que a internet nos proporciona, praticamente qualquer pessoa ou negócio pode criar uma página na web ou um perfil nas redes sociais para divulgar o trabalho.
Em resumo, investir em marketing digital em 2022 é a melhor forma de criar uma presença digital sólida e garantir que o seu negócio seja encontrado pelos consumidores em meio ao mar de informações que a internet proporciona.
Alcance de marca
Quer aumentar o alcance da sua marca, mas não sabe como? A resposta é simples: investindo em marketing digital. Isso porque a internet é uma das principais ferramentas utilizadas pela população para fazer pesquisas sobre produtos e serviços, acompanhar marcas nas redes sociais ou curtir um vídeo no YouTube.
Por essa razão, investir em marketing digital é essencial para melhorar o alcance da sua marca não apenas a nível regional, mas principalmente quebrando as distâncias geográficas e conquistando públicos em outras cidades, estados e até países.
Mensuração dos resultados
Mensurar os resultados de uma campanha de marketing é imprescindível para determinar se as estratégias estão dando certo e se o investimento realmente valeu a pena. No marketing digital isso não poderia ser diferente, não é mesmo?
Com o marketing digital, é possível saber exatamente quantas pessoas visualizaram um anúncio, quantas pessoas clicaram em um link, quantas preencheram um formulário ou simplesmente visualizaram alguma página específica.
Engajamento com os consumidores
Na internet, a comunicação entre marcas e consumidores é horizontal. Isso quer dizer que responder uma enquete, fazer um comentário em uma publicação, salvar e compartilhar um conteúdo, a participação do público em geral, ganha uma importância ainda maior.
Em muitos casos, o cliente passa de um mero consumidor para um verdadeiro admirador e defensor da marca. O resultado é a divulgação espontânea do seu produto ou serviço de maneira orgânica, através de uma opinião confiável.
O ano de 2022 promete ser bastante movimentado graças a eventos importantes, como eleições presidenciais e Copa do Mundo, por exemplo. Sendo assim, mais do que nunca a importância da presença digital para marcas, empresas e autônomos deve ser reforçada.
O que esperar do marketing digital em 2022?
A cada ano que começa, novas tendências de marketing digital também entram em cena. De modo geral, essas tendências consideram o que deu ou não certo no ano que passou e, principalmente, uma avaliação do comportamento dos consumidores.
Mas, afinal: o que esperar do marketing digital em 2022? Os especialistas destacam que o uso de vídeos, o comércio eletrônico, o atendimento via bots (robôs virtuais), o marketing de conteúdo e as estratégias de SEO (Search Engine Optimization), seguem em alta.
O chamado conteúdo baseado em dados também é uma das tendências de marketing para o ano de 2022. Aqui cabe criar uma base com informações relevantes que ajudem a traçar um perfil do seu consumidor e entender o que dá ou não resultado na sua estratégia.
Para não ficar de fora, o ideal é estudar bastante o mercado e acompanhar as dicas dos especialistas em marketing digital. Da mesma forma, ter a orientação de uma equipe especializada em marketing digital é o caminho neste meio tão competitivo.
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