• Será que você está escrevendo muito conteúdo em seu site?
Será que você está escrevendo muito conteúdo em seu site?
Quanto conteúdo é muito conteúdo? Os escritores têm debatido esta questão durante séculos, se não milênios. Nos anos 1800, os autores de livros eram pagos por página, então grandes literatos como Victor Hugo literalmente escreveram o máximo possível. No entanto, ao escrever 650.000 mais palavras em seu romance foi bom para Hugo, há uma razão pela qual a maioria das pessoas preferem a versão abreviada de “Les Miserables”:
Os intervalos de atenção estão diminuindo, e isso não afeta apenas os romancistas.
Por anos, os peritos de SEO estiveram enfatizando o índice de longo/formulário. Afinal, no universo de palavras-chave da otimização de mecanismo de busca, mais conteúdo significa mais palavras, o que significa mais palavras-chave, o que significa melhor relevância de pesquisa, certo?
Mas, aqui está a coisa: se você é um romancista do século 19 ou um comerciante de conteúdo do século 21, conteúdo relevante não é sobre contagem de palavras. Saiba o porquê:
SEO está mudando
No início, os algoritmos dos motores de busca eram muito centrados em palavras-chave. No entanto, as pessoas não usam um mecanismo de pesquisa porque querem visitar uma página recheadas de palavras-chave.
Em vez disso, eles estão procurando uma página que atenda às suas necessidades.
Desde que os motores de busca como o Google vivem e morrem com base na utilidade dos seus resultados de pesquisa, eles têm de se preocupar com a experiência on-page. Como resultado, o Google tem vindo a alterar constantemente os seus algoritmos para ter em conta a experiência do utilizador.
Basta olhar para o relatório de Fatores Ranking de Moz. Quatro dos 10 principais fatores não relacionados a palavras-chave que o Google se preocupa estão relacionados à experiência do usuário:
Assim, não importa quantas palavras-chave você tem, se o seu conteúdo não está atendendo às necessidades de seu público-alvo, o Google não vai classificar você também.
E, como se vê, a maioria dos conteúdos não trabalham para o seu público-alvo.
Pense nisso. Quantas vezes você lê completamente uma página da web do início ao fim? Mesmo quando o conteúdo é atraente e original, a maioria das pessoas só costuma ler até a metade.
Como você provavelmente adivinhou, as pessoas gastam mais tempo na versão mais longa do artigo. Mas as coisas ficaram mais interessantes quando olhamos para a profundidade da página.
Apenas 45,5% do tráfego da OURrescue chegou ao fundo do artigo mais curto, e apenas 64,9% dos visitantes terminaram a versão longa. A versão mid-length, por outro lado, teve uma taxa de conclusão de 76,7%.
E mesmo que seus clientes tenham uma pergunta específica que seja respondida perfeitamente em seu conteúdo, quais são as probabilidades de que eles serão capazes de encontrar o que eles estão procurando?
Tudo isso nos traz de volta à nossa pergunta original: Quanto conteúdo é muito conteúdo? Felizmente, há realmente uma maneira bastante fácil de responder a essa pergunta.
Em comparação, aqui está o que as coisas pareciam no celular:
No celular, a contagem de palavras mais longa teve o menor tempo na página e as conclusões menos.
A versão de contagem de palavras mais baixa realmente teve a melhor taxa de conclusão. Claramente, para esse cliente, um conteúdo mais longo não significava necessariamente um melhor engajamento.
Acontece que os artigos mais longos realmente não fazem muito para a empresa. Comparado com a versão mais alta, o artigo de média duração trouxe 28,4% mais visualizações no desktop e a versão mais curta trouxe 83,1% mais no celular!
Agora, isso significa que um conteúdo mais curto é sempre um conteúdo melhor, especialmente no celular? Não necessariamente.
Para este cliente, um conteúdo mais curto era melhor para o seu público. Para o seu site, você deseja executar esse mesmo teste e ver como os resultados são exibidos.
O importante aqui é ter ciência dos diversos públicos que estão procurando uma experiência diferente. Conteúdo longo, conteúdo curto, se você pode dar-lhes o que eles estão procurando, independentemente do tamanho do texto, eles serão muito mais propensos a conversão.
E, como um bônus adicionado, os motores de busca irão recompensá-lo, colocando-o nos primeiros lugares das buscas.