Seu site é mobile friendly?

Seu site é mobile friendly?

bg

Você ainda não se preocupa em saber se o seu site é mobile friendly? Se a resposta for não, não sabe o tamanho do erro que está cometendo. Isso porque qualquer site que não esteja adequado a todos os dispositivos de acesso à internet recebe restrições de tráfego nos motores de busca, especialmente o Google.

Aliás, o Google já anunciou que está usando versão mobile como seu motor de busca índice primário, ou seja, se o seu site não for mobile friendly, perderá pontos com nada mais, nada menos, do que o Google. Mais informações em “Tudo sobre a nova indexação mobile do Google”.

Então não adianta reclamar de tráfego e vendas baixas enquanto seu site não for responsivo e mobile friendly.

Só para você ter uma noção maior do cenário completo: mais de 51 milhões de pessoas possuem algum tipo de dispositivo móvel para acessar a internet e, mais, calcula-se que 80% da população brasileira já se utilize de 3G ou 4G para essa navegação. Motivos mais do que suficiente para se preocupar se seu site é mobile friendly.

O que é mobile friendly?

Mobile friendly é um termo usado para afirmar que um está completamente adaptado para receber usuários vindo de todo e qualquer dispositivo mobile. Mesmo que a tela seja de tamanho “a” ou “b”, que velocidade de acesso à internet seja boa ou ruim.

E como decifro se meu site é mobile friendly?

Para descobrir se o seu site é mobile friendly existem uma série de questões e procedimentos a serem respondidos e feitos. Vamos a eles:

Navegação

Quanto mais lento um site for para carregar, menos friendly ele será e isso serve para quaisquer dispositivos.

No caso do mobile friendly, se o site não for preparado para uma tela menor, ao carregar tudo que ele normalmente carrega no desktop, o mobile sofrerá para subir as páginas e isso é péssimo para o seu site, pois o Google pune isso.

Se antes a ordem era pensar no site comum, agora o ideal é pensar no site responsivo antes mesmo da criação para o desktop. Somente com navegação rápida seu site será mobile friendly.

Fácil Leitura

Você já deve ter entrando em um site pelo desktop, com todas as letras no lugar e fáceis de ler, porém, quando entra pelo smartphone, as letras se embaralham e o layout fica todo confuso.

É preciso garantir, através da formatação de seu layout que todo o tipo de conteúdo escrito fique legível e ajustado na tela sem a necessidade de que seja preciso dar o zoom. O zoom é o recurso usado para aproximar e aumentar a informação, porém, trata-se de um recurso de rápida utilização, até porque o olho humano não consegue ficar fixo por horas na leitura e acaba cansando. Evite isso programando para que o usuário tenha conforto na leitura mesmo em uma tela de 4 polegadas.

Para isso funcionar, o enquadramento deve ser perfeito. Uma fatia considerável, em torno de 40%, desiste de continuar lendo o conteúdo de um site quando precisar deslizar o dedo para os lados porque o site não compreende o espaço da sua tela do mobile.

Não adianta reclamar ou achar este dado absurdo. Ele é verdadeiro e o melhor a fazer é enquadrar o site de acordo com as métricas responsivas.

Um site que abre rápido no mobile

Por fim, o fator que não escapa a ninguém: a abertura rápida do site no celular.

Isso não precisa de pesquisa ou mesmo dados do Google para comprovar. Com raríssimas exceções, não desistimos de abrir um site que demora demais para tanto.

Basta se colocar no lugar do consumidor que você chegará ao tempo de 3 segundos em média para abrir um site. Mais do que isso, e a desistência acontecerá e seu site não será considerado mobile friendly.

E é isso. Assim que corrigir essas questões em seu site, fale conosco para maiores informações, consultoria e até mesmo realizar este serviço para você, e faça um teste na ferramenta do Google para confirmar.

Criação de Sites Responsivos