• A confiança do consumidor para comprar na internet aumenta no Brasil
A confiança do consumidor para comprar na internet aumenta no Brasil
Essa é uma tendência vista nos últimos anos e solidificada em 2016 conforme o Índice de Confiança do E-Consumidor, medido pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em parceria com a plataforma de avaliações de e-commerce Trusted Company, os consumidores brasileiros estão mais confiantes em comprar pela internet. Houve um crescimento de 8% em 2016 na comparação com o ano anterior.
Em 2016, o índice de confiança registrou média de 4,48 pontos, com base em mais de 45 mil avaliações, tendo aumento de 72% no volume de avaliações dos e-consumidores sobre mais de 550 lojas virtuais de todo o País, indicando a média de 4,54 pontos. O indicador mostra a satisfação e a confiança dos consumidores com o nível de serviço, atendimento e experiência de compra oferecido pelas lojas virtuais, podendo variar entre 1 e 5 pontos.
O Índice de Confiança do E-Consumidor demonstra a variação na credibilidade do consumidor mês a mês.
Mais brasileiros influenciados pela internet
O estudo revelou que 56% dos brasileiros afirmam já serem influenciados por avaliações, comentários e feedbacks durante sua jornada de compra online.
A conscientização das lojas virtuais em investirem em projetos bem-estruturados, com atuação profunda em marketing digital, social media e outros, ajudou a elevar a confiança do consumidor as lojas que praticam o e-commerce com conceitos e ações mais profissionais, que remetem ao varejo físico.
Mais, a ciência sobre a existência de lojas de confiança fez o brasileiro buscar mais as opções online, afinal, uma vez que ele sabe que há uma loja na internet com o preço atrativo e bom atendimento, ele se dá ao trabalho de pesquisar para ver se encontra a opção que melhor cabe, exatamente como faz quando sai para realizar compras no varejo tradicional.
Some esse comportamento com a decisão de algumas lojas virtuais manterem o grau de excelência em seus serviços mesmo depois das principais datas de compra do e-commerce, Black Friday e o Natal, que temos motivos de sobra para acreditar que a confiança do cliente para compra na internet só aumentará nos próximos anos.