Spam Secret.ɢoogle.com-Trump no Google Analytics – Resolvido

Spam Secret.ɢoogle.com-Trump no Google Analytics – Resolvido

bg

Ao longo dos ultimos anos, temos visto coisas muito estranhas aparecendo em Analytics (por incrível que pareça, isso é comum) mas nada como o spam que está sendo usado agora. Neste artigo vou mostrar o que é este SPAM, mas também como manter os dados de seu Google Analytics limpo deste cara.

Qual o objetivo do spammer?

Existem diversas formas de spam, mas este tipo, na maioria das vezes o propósito do spammer é simplesmente direcionar tráfego para o seu site, no entanto, poderia haver outras razões, como redirecionar você para um site afiliado e obter comissões para as vendas.

Este tráfego é prejudicial para o meu site?

Na verdade não representa nenhum tipo de ameaça, nosso único problema, é que estes dados vão ser poluidos e isso vai atrapalhar os dados de sua conta, alterando os dados e insigths de seus relatórios. Eles podem afetar diretamente métricas como taxa de rejeição e tempo de sessão.

Existem diferentes formas do tráfego de spam chegar até seu site. Esta técnica é pouco conhecida, pois este tipo de dados são enviados direto para seu Google Analytics, sem passar através de seu site, como este tipo de assunto é muito técnico e não quero entrar em detalhes pois não é minha área, encontrei uma imagem que deixa claro como funciona esse spam.

 

 Secret.ɢoogle.com-Trump é do Google?

Na verdade é uma pequena máscara, se você olhar atentamente vai ver que o não é um “g” comum, e sim, um g de capital em latim, o que o torna um domínio totalmente diferente. Secret.ɢoogle.com  é um domínio de propriedade de Vitaly Popov, um spammer Analytics bem conhecido. Se você acessar a URL você vai chegar ao motor de busca da Vitaly.

Este cara aqui é o famosinho do Google Analytics esta semana:

Como resolver Secret.ɢoogle.com ou qualquer outro de spam?

Como citei no início deste artigo, estas “visitas” nunca passam através de seu site para servidor e para solucionar estes pequenos problemas, basta criarmos filtros dentro do Google Analytics. E agora vou explicar com detalhes como você deve fazer isso.

Criando Filtro

A criação de um filtro em nível de vista é bastante simples, mas fique atento, pois esta é uma mudança permanente em seus dados e tenha cuidado especialmente se você tem pouca experiência com filtros de exibição e expressão regular.

O filtro que proponho para você, vai filtrar qualquer tráfego (hits), onde a dimensão da linguagem contém 15 ou mais símbolos. Como a maioria das configurações de idioma legítimos enviados por navegadores são 5-6 símbolos e raramente há tráfego com 8-9 símbolos neste campo, então isso irá resolver seu problema.

1 – Ao acessar sua conta do G.A clique em administrado e primeiro defina se o filtro deve ser aplicado a uma conta ou a uma propriedade. Após clique em adicionar filtro.

 Após escolha a opção de filtro personalizado, escolha o campo configuração de idioma e acrescente a expressão regular abaixo:

.{15,}|\s[^s]*\s|\.|,|\!|\/

Depois disso clique no botão verificar filtro e o Google Analytics vai trazer o que esta regra vai filtrar em seu tráfego atual (lembre-se de estar em um período de no mínimo 30 dias para que não ocorra erro). Após basta clicar em salvar.

Criação de Sites Responsivos