• 5 Promoções que seu E-commerce Não Pode Deixar de Fazer
5 Promoções que seu E-commerce Não Pode Deixar de Fazer
É inegável: quem trabalha com e-commerce está sempre em busca de estratégias para aumentar as vendas e melhorar o faturamento. No entanto, se destacar no ambiente digital pode ser um verdadeiro desafio caso as estratégias adequadas não sejam utilizadas.
Datas comemorativas, vale-presente com desconto, frete grátis, remarketing, recuperação de carrinho… opções não faltam quando o assunto são promoções que seu e-commerce não pode deixar de fazer para conquistar clientes e aumentar as vendas.
Não importa se você está começando agora a investir no comércio online ou se já está no mercado, mas busca alternativas para aumentar os lucros. Quando se fala em e-commerce, muitas vezes é necessário investir em promoções para atrair os consumidores.
Por que fazer promoções no e-commerce é fundamental?
Apostar em estratégias promocionais bem planejadas para e-commerces é uma excelente forma de atrair mais consumidores e alavancar as vendas. Além disso, é uma forma de estreitar o relacionamento com os clientes, sejam eles novos ou antigos.
Em muitos casos, as promoções são lançadas em datas estratégicas: dia das mães, natal, dia das crianças, dia dos namorados, semana do consumidor, black friday entre outras. Mas, a verdade é que é possível lançar promoções em qualquer época do ano.
Na hora de criar uma promoção para e-commerce, saiba que alguns aspectos importantes devem ser considerados: duração, recorrência e restrições. E todas as informações devem ficar bem claras para os participantes, evitando assim dúvidas e transtornos. Agora confira 5 promoções que seu e-commerce não pode deixar de fazer.
Datas comemorativas
Natal, carnaval, dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, páscoa, dia dos namorados, black friday. Datas comemorativas não faltam e os comércios físicos e eletrônicos sabem como é essencial criar estratégias promocionais especialmente para cada uma delas.
Para esse tipo de promoção, é necessário garantir que o consumidor entre no clima da ação. No ambiente digital, a identidade visual é uma importante aliada: crie banners no site, encaminhe e-mails marketings personalizados e capriche nos posts nas redes sociais.
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Da mesma forma, na hora de escolher quais produtos serão incluídos na ação, garanta que os itens relacionados ao tema tenham destaque na sua vitrine eletrônica. Descontos, cupons promocionais, leve 1 pague 2, entre outras são as possibilidades de promoções.
Vale-presente com desconto
Hoje em dia, os cupons com desconto estão cada vez mais na moda, graças às parcerias que muitas marcas fazem com influenciadores digitais. Afinal, nada melhor do que ganhar um vale-presente com desconto para comprar aquele produto tão sonhado.
Aqui as possibilidades são muitas: o cupom pode ser uma forma de agradecer uma compra já feita, estreitar o relacionamento com o cliente e incentivar novas compras, assim como estimular os consumidores a atraírem novos clientes para o seu negócio.
Para que a promoção dê certo e a experiência dos participantes seja satisfatória, não se esqueça de garantir que os códigos funcionem corretamente, porque não tem nada pior do que tentar fechar uma compra e perceber que o vale-presente não foi descontado.
Frete Grátis
Uma das principais queixas dos consumidores que fazem compras online é o preço cobrado pela entrega. Em muitos casos, inclusive, esse é um dos empecilhos para que a compra seja finalizada. Sendo assim, oferecer frete grátis é uma forma de contornar a situação.
Existem diferentes formas de oferecer frete grátis, mas duas das mais comuns são o frete grátis em todo o site, que geralmente acontece em datas específicas, e o frete grátis em compras acima de x reais, que costuma ter uma duração mais prolongada.
O frete grátis diminui as desistências, fideliza os clientes e atrai novos consumidores. Por essa razão, é um dos tipos de promoções mais recomendados para e-commerces que desejam aumentar as vendas em qualquer época do ano.
Remarketing
O setor de vendas virtuais é bastante competitivo e garantir que os visitantes fechem as compras nem sempre é fácil. Muitas vezes, é necessário insistir um pouco mais nas estratégias de marketing que atraíram o usuário em primeiro lugar.
É neste contexto que entra o remarketing, que nada mais é do que utilizar técnicas, ferramentas e estratégias de marketing digital para atingir aquele público que entrou em contato com a sua loja, visitou o e-commerce e demonstrou interesse em seus produtos, mas que por algum motivo não completou a jornada de compra.
Uma das funções do remarketing é, por exemplo, oferecer vantagens exclusivas para essas pessoas. Dessa forma, é possível demonstrar o seu cuidado e interesse nos consumidores e garantir que as compras sejam efetivadas e eles fiquem satisfeitos com a experiência.
Recuperação de Carrinho
O consumidor acessou a sua loja virtual, navegou pela página de produtos, selecionou alguns itens, mas, ao invés de finalizar a compra, acabou abandonando o carrinho? Saiba que isso acontece mais do que se imagina e as causas são muitas.
Preços, condições de pagamento, dificuldade de navegação e frete alto são apenas alguns exemplos de fatores que podem levar o consumidor a desistir da compra. Por esse motivo, pensar em formas de ajudar na recuperação do carrinho é imprescindível.
Aqui vale investir em e-mail marketing, descontos, lembretes amigáveis e outras promoções que possam estimular esse cliente a finalizar a jornada de compra. A ideia não é ser invasivo mas, sim, entender o que pode ter atrapalhado e solucionar o problema.
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