• Não cometa esses erros de marketing digital no seu e-commerce
Não cometa esses erros de marketing digital no seu e-commerce
Nos últimos anos, com o início da pandemia de COVID-19, o comércio eletrônico cresceu em todo o mundo. Isso porque, sem sombra de dúvidas, oferece praticidade, preços competitivos e mais facilidade para os clientes na hora de escolher os produtos.
Uma das principais vantagens que os e-commerces oferecem é a possibilidade de fazer a transação à distância, no dia, horário e local que forem mais adequados para cada cliente. Por esse motivo, cada vez mais empresas têm investido nessa modalidade.
E você certamente já sabe que o marketing digital para e-commerce é um conjunto de estratégias de comunicação utilizadas para divulgar uma marca, produto ou serviço na internet. Sendo assim, é indispensável para qualquer comércio eletrônico.
Na hora de planejar uma estratégia de sucesso, saiba que mais do que identificar quais ações devem ser tomadas, é fundamental saber o que não fazer. Se você é empresário, não cometa esses erros de marketing digital no seu e-commerce.
Marketing digital para e-commerce: saiba o que evitar na sua estratégia
Como se sabe, o comércio eletrônico (e-commerce) é uma modalidade na qual as transações de compra são realizadas via dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores, tablets e smartphones, por exemplo.
Entre as vantagens do e-commerce, é possível destacar a alta visibilidade da marca, a praticidade para os consumidores, o maior alcance de público, os baixos custos operacionais, e a facilidade no monitoramento dos resultados como as principais.
Quer saber como obter sucesso com o seu comércio eletrônico? Então, acompanhe agora quais erros de marketing digital você deve evitar no seu e-commerce.
Não otimizar o site
A otimização e as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) têm como objetivo melhorar os aspectos internos e externos de um site ou página para aumentar a visibilidade orgânica, ou seja, “gratuita”, nos principais mecanismos de busca, como é o caso do Google.
Neste processo, é preciso investir em conteúdos de qualidade sobre temas relevantes para o seu público-alvo, utilizar palavras-chaves que estejam relacionados ao seu produto, evitar lentidão e travamentos, criar URLs amigáveis, entre outras ações de SEO.
Sendo assim, se você quer conquistar clientes e ter visibilidade, não otimizar o seu site e os conteúdos das suas páginas é um erro grave que deve ser evitado/corrigido.
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Esquecer do remarketing
Seu cliente selecionou um produto, colocou no carrinho, mas desistiu da compra? Isso é mais comum do que se imagina e acontece por diferentes fatores. No entanto, saiba que existe um recurso muito utilizado para reverter a desistência: é o remarketing.
Por esse motivo, não se esqueça de monitorar todos os passos dos seus clientes durante a navegação no site ou loja virtual e utilize o e-mail marketing para lembrá-lo sobre a compra não completada. Mas, não seja muito invasivo para não afastar o consumidor.
Usar imagens de baixa qualidade
Nas compras online, como é de se imaginar, o cliente não tem um contato direto com os produtos. Desse modo, a descrição e as imagens são fundamentais para demonstrar as características e o funcionamento do item antes da compra.
Por essa razão, subir imagens de baixa qualidade nas fotos prejudica a sua estratégia. Afinal, imagens pixeladas e desfocadas passam uma má impressão para os visitantes e para as ferramentas de busca, diminuindo as chances de conversão.
Mascarar os preços dos produtos
Imagine a seguinte situação: o cliente decide adquirir um produto com base no preço anunciado e, na hora de fechar o negócio, descobre que o valor é diferente. Desagradável, não é verdade? Essa situação, pode, inclusive, acabar com a reputação do seu negócio.
Por esse motivo, seja em uma loja física ou online, ser honesto com o seu público é essencial. Divulgue o preço certo dos produtos, sem truques, e não faça promessas que não serão cumpridas, pois isso pode fazer com que os clientes percam a confiança.
Deixar de investir em anúncios
Anúncios pagos e tráfego orgânico são essenciais para qualquer estratégia de marketing digital. No caso dos e-commerces, os anúncios pagos são imprescindíveis, uma vez que trazem um resultado praticamente imediato.
Se no marketing tradicional os anúncios são feitos nas mídias tradicionais, como televisão, rádio, jornais e revistas, na internet os anúncios pagos são feitos nos mecanismos de busca e, além disso, nas principais redes sociais (conteúdos patrocinados).
Oferecer produtos fora de estoque
Assim como anunciar um preço e cobrar outro, oferecer produtos fora de estoque é uma prática condenável, um erro de marketing digital que pode prejudicar a sua reputação e fazer com que o seu e-commerce perca clientes.
Nestes casos, o ideal é fazer uma boa gestão de estoque para garantir que todos os produtos anunciados estejam disponíveis para compra. Muitas vezes, vale a pena divulgar quantos itens restam para terminar o estoque e avisar os clientes sobre a indisponibilidade.
Não estar inserido nas redes sociais
Falar sobre marketing digital sem falar sobre redes sociais é praticamente impossível. Durante a divulgação do seu e-commerce, Facebook, Instagram, Twitter, entre outras plataformas, devem ser exploradas estrategicamente para atrair e fidelizar clientes.
Além disso, estar inserido nas redes sociais é uma excelente maneira de criar um vínculo mais afetivo com os seus clientes e público-alvo, uma vez que essas plataformas interativas permitem uma comunicação mais direta e afetiva.
Não cometa esses erros de marketing digital no seu e-commerce e veja como a internet é uma ferramenta que pode trazer aumentar a sua visibilidade, trazer mais público para o seu negócio e aumentar as vendas do seu comércio eletrônico.
Conte com a 3xceler e evite erros de marketing digital no seu e-commerce
Para que uma estratégia de marketing digital atinja os resultados esperados, ter o auxílio de um profissional que conheça bem esse mercado é extremamente importante. É por isso que muitos e-commerces optam por contratar uma equipe especializada em marketing digital.
A 3xceler oferece um grande diferencial: o planejamento é amplo e apresenta perspectivas diversificadas e objetivos claros para alavancar o negócio dos nossos clientes. Agende um bate-papo e evite erros de marketing digital no seu e-commerce.