Como utilizar estratégias de SEO para otimizar seu perfil no Instagram

Como utilizar estratégias de SEO para otimizar seu perfil no Instagram

Como utilizar estratégias de SEO para otimizar seu perfil no Instagram

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O Instagram é uma plataforma realmente interessante para quem trabalha com marketing digital. Essa rede social tem mais de um bilhão de usuários ativos mensais, tornando-se perfeita para expandir os seus negócios. Mas como você consegue mais visibilidade para alcançar todos esses usuários e criar oportunidades para que eles se envolvam com a sua marca? A resposta está em estratégias de SEO para o Instagram!

Como utilizar estratégias de SEO para otimizar seu perfil no Instagram

Por que é importante investir em estratégias de SEO para o Instagram?

Nós sabemos o que você pode estar pensando agora: posso realmente usar estratégias de SEO para o Instagram? Felizmente a resposta é sim! Pense na rede social como um mecanismo de pesquisa autônomo. A plataforma possui funções de busca integradas que atuam como seu próprio mini-Google.

O truque aqui, porém, é usar o que você já sabe sobre otimização de páginas para impulsionar o crescimento orgânico em sua conta na rede social. As estatísticas revelam que isso ajuda a melhorar as conversões. Dessa forma, um bom posicionamento na plataforma terá um impacto positivo em sua empresa.

Fazer SEO no Instagram, então, é extremamente importante para quem tem um negócio e quer aumentar a presença de sua marca online, tanto na própria plataforma quanto fora dela. Afinal, essa ainda é a rede social do momento e grandes marcas, empreendedores, influenciadores e até celebridades, a escolheram e se concentraram em aumentar a sua audiência ali.

SEO no Instagram: confira essas estratégias!

Parece que SEO e Instagram não têm nenhum ponto de comparação, mas eles possuem mais semelhanças do que você pode imaginar quando se trata de otimizar os seus elementos internos e externos. Então, há uma maneira de aplicar estratégias de Search Engine Optimization para a rede social? Claro que sim! Confira a seguir:

Certifique-se de que seu perfil seja público

Embora pareça óbvio, a primeira coisa que você deve lembrar se quer investir em estratégias de SEO para o Instagram é verificar se o seu perfil está configurado para ser público. Afinal, o que você quer é que todos te conheçam e acessem seu conteúdo, certo? Assim, basta ir no menu de configurações e se certificar de que a opção “conta privada” está desativada.

Melhore o seu perfil do Instagram e escreva uma biografia atraente com palavras-chave

Os dados expostos no seu Instagram funcionam como uma carta de apresentação aos usuários que visitam a rede. Por isso, você deve pensar neles de forma estratégica e lógica, otimizando seu perfil se realmente deseja aumentar seu alcance. Isso o ajudará a melhorar a experiência do usuário e a tornar eficaz o direcionamento do tráfego.

Portanto, escreva uma biografia envolvente que chame a atenção do seu público e faça com que eles queiram saber mais sobre você e sua marca. Não sobrecarregue com informações demais, mas também não deixe faltar dados importantes.

Adicione também palavras-chave secundárias, que são frases e tópicos relacionados à sua palavra-chave principal. Lembre-se, contudo, de que elas devem estar relacionadas aos produtos ou serviços que sua empresa oferece.

Não esqueça, ainda, de incluir um link que leva ao seu site, pois este é o único espaço linkável oferecido pela rede social. Se você seguir tudo isso, já estará trabalhando muito com SEO no Instagram.

Use uma palavra-chave em seu nome principal e de usuário

O nome principal e de usuário do seu Instagram é muito importante, pois atua como uma palavra-chave. Se você deseja ser encontrado facilmente e estar entre as primeiras opções de busca em seu nicho, deve escolhê-los com sabedoria. Dessa forma, o algoritmo levará isso em consideração na pesquisa.

SEO para Instagram

Planeje suas postagens, crie conteúdo de qualidade e seja consistente

Normalmente, nos sites onde são aplicadas as diferentes técnicas de otimização, são gerados conteúdos atrativos. Quando você utiliza estratégias de SEO para o Instagram, isso deve funcionar da mesma forma. Obviamente, essa plataforma não tem um blog, mas existem várias opções para que você possa criar conteúdo: feed, stories, reels e IGTV, por exemplo.

Por isso, se você quer ter mais visibilidade no Instagram, é extremamente importante planejar conteúdos relevantes e de qualidade para o seu público. Também é necessário manter uma frequência de publicações. Fique ativo na plataforma e não exagere, muito menos se limite. Escolha momentos estratégicos para soltar novos conteúdos.

O foco de uma empresa que quer aproveitar as vantagens do Instagram para crescer e se firmar no mundo online, deve ser encontrar a maneira certa de chamar a atenção de seu público-alvo, ao invés de acumular seguidores a todo custo.

Aplique as hashtags como palavra-chave

Quando as pessoas estão interessadas em algo em particular, elas não vão diretamente para as contas. Em vez disso, elas procuram os perfis que as interessam por meio das hashtags. Assim, esse importante recurso deve ser visto como palavras-chave, pois por meio deles o próprio mecanismo de busca da rede social pode conectar você com usuários que procuram o mesmo que você oferece e sobre o que você fala em sua conta.

Isso significa que cada publicação que você fizer deve ter sua própria estratégia de hashtags, pois aumenta as chances de atrair público. Para tanto, essa estratégia não se trata de usar tags malucas ou apenas para gerar volume, mas sim usar apenas aquelas que você considerar necessárias para a publicação. É importante que elas sejam relevantes e sirvam ao propósito que você deseja.

Embora você não tenha um planejador de palavras-chave como o do Google, você pode usar algumas ferramentas para investigar quais são mais pesquisadas em um determinado nicho, o que será fundamental para que o seu SEO no Instagram cresça cada vez mais.

Trabalhe com o texto alternativo

Como acontece nos blogs, o Instagram também possui um texto alternativo que permite que você descreva as suas fotos. O melhor de tudo é que, se você aplicá-lo, poderá fazer com que suas fotos apareçam no Google. Também ajudará suas publicações a se classificarem melhor no algoritmo.

Mas essa estratégia não deve ser utilizada apenas por quem quer otimizar a sua conta na plataforma. Pelo contrário, pois quando o assunto é acessibilidade, tal recurso acaba tendo um propósito ainda maior. Afinal, possibilita a absorção do conteúdo por todos os usuários, inclusive aqueles que têm alguma deficiência visual.

SEO para Instagram

Faça upload de fotos e vídeos de qualidade

O Instagram é a rede mais visual que existe, então suas imagens precisam ser de boa qualidade. Mas os vídeos também devem ter uma boa apresentação, principalmente agora que a plataforma anunciou que dará mais foco para eles.

Para ter sucesso nesse ponto, você deve evitar o upload de conteúdos apenas para preencher os espaços em branco. Invista em uma boa edição de suas fotos e vídeos.

Interaja com os outros usuários

Para conseguir uma boa presença no Instagram, a interação é essencial, já que seu feed é influenciado pelas interações que você tem. Por isso, é essencial que você interaja com os outros usuários, em vez de apenas fazer as suas publicações e esperar que elas se tornem virais.

Ser amigável e poder trocar conselhos e informações fará com que você se destaque e que as pessoas comecem a considerá-lo uma autoridade naquele tópico ou nicho específico. Leva tempo, mas eleva seu SEO no Instagram.

Aproveite ao máximo o Instagram Stories e o Reels

Os stories e os reels são as duas funções que vêm sendo mais utilizadas no Instagram. Por isso, se você quer atrair um público cada vez maior, invista nesses recursos e crie conteúdo relevante para cada um deles. Lembre-se, no entanto, que cada um possui um propósito diferente, então adapte o seu planejamento para aproveitar o melhor dos “dois mundos”.

Deixe a sua localização sempre visível!

A geolocalização é uma ferramenta muito útil no SEO para Instagram. Dessa forma, as pessoas saberão onde sua empresa está localizada e você poderá alcançar rapidamente as pessoas próximas do seu negócio. Essa estratégia é especialmente útil quando você tem uma empresa local.

Métricas do Instagram

Analise e acompanhe as métricas para avaliar os resultados

Como acontece com qualquer estratégia de marketing de conteúdo, é relevante ter dados sólidos por trás de seu planejamento. Por isso, sobretudo se for a primeira vez que você implementa estratégias de SEO para o Instagram, é importante que você acompanhe como isso está afetando seus objetivos gerais de mídia social.

Rastrear o sucesso (ou fracasso) irá ajudá-lo a melhorar o conteúdo conforme ele progride, ganhar aceitação, liderança e, assim, melhorar os resultados gerais de sua estratégia.

Cuidado com os atalhos

Se você conhece um pouco de SEO, provavelmente já ouviu falar que o Google pode penalizar o seu site se você utilizar atalhos para melhorar o seu posicionamento. No algoritmo do Instagram, o mesmo ocorre quando um perfil, seja pessoal ou empresarial, busca atalhos para gerar um alcance maior.

Por isso, se você deseja utilizar estratégias de SEO para o Instagram, é importante evitar:

  • Roubar o conteúdo de outros perfis;
  • Comprar seguidores na rede;
  • Usar bots para gerar tráfego;
  • Utilizar muitas palavras-chave no perfil;
  • Usar hashtags “shadowban”;
  • Fazer muitas interações em um curto período de tempo.

O algoritmo do Instagram percebe esses comportamentos inadequados e pode limitar a visibilidade do seu perfil.

Você está procurando melhorar o tráfego orgânico em suas redes sociais?

Como deu para perceber, existem muitas estratégias de SEO para o Instagram que podem ser aplicadas a fim de otimizar o perfil da sua empresa. No entanto, colocá-las em prática nem sempre é fácil, especialmente porque é um trabalho cujos resultados podem demorar um pouco para aparecer. Por isso, caso necessite de ajuda extra, entre em contato com a 3xceler! Dessa forma, você poderá atrair usuários nas suas redes sociais e convertê-los em vendas.

Criação de Sites Responsivos


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